loading

Sérvia-Portugal: Seleção lusa procura inédita sétima vitória consecutiva

A seleção portuguesa de futebol pode conseguir domingo uma inédita sétima vitória consecutiva em jogos oficiais, o que acontecerá se vencer na Sérvia, na última ronda do Grupo I de apuramento para o Europeu de 2016.

Sérvia-Portugal: Seleção lusa procura inédita sétima vitória consecutiva

Ao longo da sua história, iniciada em 1921, Portugal tem como melhor registo seis vitórias seguidas ‘a sério’, marca que ostenta presentemente, depois de quinta-feira ter batido a Dinamarca por 1-0, em Braga.

Com a vitória face aos nórdicos, que garantiu o acesso à fase final do Euro2016, a formação das ‘quinas’ igualou o seu melhor registo de sempre, conseguido anteriormente entre 2005 e 2006, em encontros do Mundial de 2006.

Para bater o seu recorde histórico, a seleção lusa tem de ganhar em Belgrado, onde se apresentará desfalcada de Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, Tiago e Fábio Coentrão, todos dispensados do encontro com os sérvios.

A atual série contempla todos os jogos oficiais como selecionador nacional de Fernando Santos, que sucedeu a Paulo Bento, despedido depois da estreia a perder de Portugal na corrida ao Europeu de 2016 (0-1 com a Albânia).

O ex-selecionador grego assumiu o comando da formação das ‘quinas’ e venceu todos os restantes embates do Grupo I de qualificação, sempre pela margem mínima.

Portugal venceu na Dinamarca por 1-0 (Cristiano Ronaldo marcou nos descontos), superou em casa a Arménia por igual resultado, ganhou na receção à Sérvia por 2-1 e voltou a bater os arménios, agora fora, por 3-2.

Já em 2015/16, a seleção nacional ganhou na Albânia por 1-0 (decidiu Miguel Veloso, nos descontos), para, quinta-feira, vencer por 1-0 na receção aos nórdicos, resultado que valeu o primeiro apuramento ‘prematuro’ em Europeus.

Um triunfo em Belgrado, domingo, permitirá a Portugal fazer história e surgir na fase final do Europeu de 2016 ‘embalado’ por sete triunfos consecutivos em jogos oficiais.

Caso falhe a vitória, num jogo para ‘cumprir calendário’, o registo de Fernando Santos manter-se-á igualado ao conseguido há cerca de uma década, sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari.

Depois de um empate a zero na Rússia, que encaminhou o apuramento para a Alemanha, a formação nacional selou a qualificação ao penúltimo jogo de apuramento – como agora -, ao vencer o Liechtenstein por 2-1, em Aveiro.

No último encontro, já apurado, Portugal venceu a Letónia por 3-0, no Porto, com dois golos de Pauleta, que se tornou, então, o melhor marcador da seleção lusa, com 42 golos, mais um do que o ‘rei’ Eusébio. Chegaria aos 47.

Na fase final, a seleção lusa prosseguiu a série vitorioso com três triunfos na fase de grupos, face a Angola (1-0, selado por Pauleta), ao Irão (2-0, com tentos de Deco e Cristiano Ronaldo, de penálti) e, já apurado, ao México (2-1).

O sexto triunfo oficial seguido, que ainda se mantém como recorde, agora igualado, foi conseguido numa verdadeira ‘batalha’ com a Holanda, em Nuremberga, da qual os comandados por Scolari saíram vencedores graças a um tento de Maniche.

A série acabou nesse encontro, mas Portugal também saiu em festa do jogo seguinte, já que, depois de 120 minutos sem golos, superou a Inglaterra no desempate por penáltis (3-1) e qualificou-se para as meias-finais do Alemanha2006.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?