loading

Sérvia-Portugal: Seleção lusa em 'passeio triunfal' pela terceira vez

A seleção portuguesa de futebol vai disputar domingo na Sérvia algo semelhante a um ‘passeio triunfal’, depois de quinta-feira terá assegurado, a uma ronda do fim, o apuramento para o Euro2016, cenário que vive pela terceira vez.

Sérvia-Portugal: Seleção lusa em 'passeio triunfal' pela terceira vez

Com o triunfo por 1-0 sobre a Dinamarca, em Braga, Portugal assegurou um lugar em França, conseguindo o primeiro apuramento prematuro da sua história em corrida a Europeus e terceiro em grandes competições.

As campanhas rumo aos Mundiais de Inglaterra, em 1966, e da Alemanha, quatro décadas volvidas, também ficaram ‘concluídas’ ao penúltimo encontro, igualmente com jogos em solo luso - um ‘nulo’ face à Checoslováquia e um triunfo perante o Liechtenstein (2-1), respetivamente.

O primeiro jogo que Portugal cumpriu já apurado para uma fase final aconteceu a 21 de novembro de 1965, em Bucareste, face à Roménia.

A formação das ‘quinas’, que somava quatro vitórias e um empate, apresentou-se na máxima força, com Eusébio, Coluna, Simões, José Augusto ou Torres, mas caiu por 2-0.

Na corrida ao Mundial de 2006, a despedida da qualificação aconteceu no Porto, a 12 de outubro de 2005, apenas quatro dias depois do 2-1 ao Liechtenstein, em Aveiro.

No Estádio do Dragão, o encontro acabou por entrar para a história, pois Pauleta ‘bisou’ face à Letónia - num triunfo por 3-0, ‘rematado’ por Hugo Viana - e tornou-se, então, o melhor marcador da história da seleção lusa.

O jogador que alinhava no Paris Saint-Germain igualou os 41 golos do ‘rei’ Eusébio aos 19 minutos, selando o 700.º tento da história da seleção lusa, e, dois minutos volvidos, isolou-se, com o seu 42.º tento. Terminou a carreira com 47.

Desta vez, e ao contrário do que aconteceu nas anteriores, já é certo que Portugal não jogará na Sérvia na máxima força, pois o selecionador luso, Fernando Santos, dispensou Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Tiago, enquanto Fábio Coentrão saiu dos eleitos devido a lesão.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?