loading

Fernando Santos igualou feito único de Fernando Cabrita

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, selou hoje com um triunfo na Sérvia (2-1) uma qualificação perfeita, nos ‘seus’ jogos, repetindo o feito único do malogrado Fernando Cabrita.

Fernando Santos igualou feito único de Fernando Cabrita

Depois de substituir Paulo Bento, despedido após a estreia a perder na corrida ao Europeu de 2016, na receção à Albânia (0-1), Fernando Santos venceu os sete jogos de apuramento, todos por um golo diferença.

Na história da seleção lusa, o único caso similar havia acontecido na corrida ao Europeu de 1984, quando Fernando Cabrita venceu os três jogos que orientou, depois de suceder no cargo ao brasileiro Otto Glória, ‘chicoteado’ após uma goleada sofrida em Moscovo, face à União Soviética (0-5).

Como Fernando Santos, que começou com zero pontos e já um jogo efetuado, e em casa, Fernando Cabrita também arrancou em desvantagem, ainda maior, num agrupamento em que só o primeiro classificado seguia para a fase final.

Portugal, que até então nunca havia atingido a fase final de um Europeu – tinha apenas estado no Mundial de 1966 -, até começou bem, com um triunfo na Finlândia por 2-0, a que se seguiu uma vitória caseira (2-1) face à Polónia.

Ao terceiro jogo de apuramento para o Euro2004, a ‘era’ Otto Glória acabou, face a uma pesada derrota com os soviéticos por 5-0, que deixou Portugal muito longe de França. A FPF despediu o brasileiro e chamou Fernando Cabrita.

O veterano técnico arrancou com uma goleada por 5-0 à Finlândia, em Alvalade, e, depois, conseguiu uma preciosa e obrigatória vitória na Polónia, por 1-0, selada com um golo do médio benfiquista Carlos Manuel.

Com este resultado, no mesmo local onde os soviéticos haviam empatado, Portugal ficou com a possibilidade de se qualificar no último jogo, precisando, para isso, de vencer a União Soviética.

A 13 de novembro de 1983, no Estádio da Luz, em Lisboa, perante cerca de 120.000 espetadores, Portugal ganhou mesmo, por 1-0, graças a um penálti convertido por Jordão, a castigar uma falta sobre Chalana, no limite da grande área.

Fernando Cabrita concluiu, assim, com três vitórias em três jogos a qualificação para o Europeu de 1984, conduzindo, depois, Portugal até às meias-finais, nas quais caiu por 3-2 face à França, após prolongamento.

Agora, mais de três décadas depois, Fernando Santos teve de suar bem mais para conseguir o ‘seu’ pleno de vitórias, pois teve de disputar mais quatro encontros de qualificação do que o selecionador luso de 1984.

O ex-treinador de Benfica, FC Porto e Sporting venceu consecutivamente Dinamarca (1-0, fora), Arménia (1-0, em casa), Sérvia (2-1, em casa), Arménia (3-2, fora), Albânia (1-0, fora), Dinamarca (1-0, em casa) e Sérvia (2-1, fora).

Com estes sete triunfos consecutivos, dois deles selados nos descontos – Cristiano Ronaldo na Dinamarca e Miguel Veloso na Albânia -, Portugal assegurou um lugar na fase final do Europeu de 2016.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?