loading

FIFA: Crédit Suisse presta esclarecimentos às autoridades da Suíça e EUA

O Crédit Suisse prestou esclarecimentos às autoridades suíças e norte-americanas no âmbito do escândalo de corrupção que abalou a FIFA, o organismo regulador do futebol mundial, informou hoje o segundo maior banco helvético.

FIFA: Crédit Suisse presta esclarecimentos às autoridades da Suíça e EUA

No relatório trimestral do Crédit Suisse é indicado que o banco recebeu pedidos de esclarecimento por parte dos responsáveis judiciais dos dois países relativamente a “relações bancárias com algumas pessoas e entidades associadas à FIFA”, que não especificou.

O presidente demissionário da FIFA, o suíço Joseph Blatter, o secretário-geral, o francês Jérôme Valcke, e o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, foram suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA a 08 de outubro, por implicação no escândalo de corrupção que atingiu a instituição.

Na base das suspensões decididas pelo Comité de Ética estão os inquéritos que decorrem no próprio órgão da FIFA, ainda que vários outros responsáveis do organismo mundial estejam também a ser investigados pelas autoridades suíças e norte-americanas.

A 25 de setembro, o Ministério Público suíço instaurou um processo criminal a Blatter, que foi interrogado na qualidade de arguido, por suspeita de gestão danosa, apropriação indevida de fundos e abuso de confiança.

Platini foi ouvido na qualidade de testemunha e acabou por ser implicado no processo, por ter recebido de Blatter um pagamento ilegal, feito “em prejuízo da FIFA”, no valor de dois milhões de francos suíços (perto de 1,8 milhões de euros).

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Blatter, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou à acusação de 14 dirigentes e ex-dirigentes.

No início de junho, Blatter apresentou a demissão, abrindo o caminho para novas eleições, que foram marcadas para 26 de fevereiro de 2016.

Com novo ato eleitoral marcado para 26 de fevereiro, concorrem ao cargo o suíço Gianni Infantino, os franceses Michel Platini e Jérôme Champagne, o jordano Ali Bin Al Hussein, Salman bin Ebrahim Al Khalifa, do Kuwait, o sul-africano Tokyo Sexwale e o liberiano Musa Bility.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?