loading

Crónica: Portugal perde na Rússia e chumba no primeiro teste para o Europeu

A seleção portuguesa de futebol, com um golo sofrido já perto do final, foi hoje derrotada pela Rússia, por 1-0, num jogo marcado por quatro estreias e alguma falta de capacidade da formação de Fernando Santos.

Crónica: Portugal perde na Rússia e chumba no primeiro teste para o Europeu

Em Krasnodar, aos 89 minutos, o médio Shirokov marcou o único tento da partida, com um remate já dentro da área, e garantiu à seleção russa uma vitória justa sobre Portugal, que passou grande parte da partida remetido à sua defesa e com muitas dificuldades em conseguir chegar à baliza adversária.

Mesmo sem as suas principais figuras, incluindo Cristiano Ronaldo, a seleção lusa podia e devia ter feito mais no Estádio Kuban e só não sofreu um desaire mais expressivo devido à excelente exibição do guarda-redes Rui Patrício, sobretudo na primeira parte.

O jogo em Krasnodar acabou por resultar na quarta derrota da ‘era’ Fernando Santos, todas em particulares, depois de França (2-1 em Paris e 1-0 em Lisboa) e Cabo Verde (2-0 no Estoril).

Portugal continua sem vencer na Rússia (três derrotas e um empate) e também sem marcar qualquer golo sempre que se desloca a esse país.

Como já era esperado, a pouco mais de seis meses da fase final do Europeu de França, Fernando Santos testou algumas soluções, tendo avançado com as estreias de Gonçalo Guedes, que foi titular, Rúben Neves, Lucas João e Ricardo Pereira.

O meio-campo também apareceu renovado, com William Carvalho, André André e João Mário, enquanto a defesa acabou por ser o setor mais ‘rodado’, com Pepe e Bruno Alves no centro e Cedric e Eliseu nas alas.

Na frente, passado dois anos de ausência, Nélson Oliveira voltou a vestir a camisola das ‘quinas’, mas nos 72 minutos que esteve em campo, pouca vezes conseguiu fugir à marcação dos defesas russos.

Praticamente no arranque da partida, Rui Patrício impediu Dzyuba de marcar e, instantes depois, viu o avançado do Zenit São Petersburgo acertar com estrondo na barra da baliza.

Portugal entrou em campo com muitas dificuldades na luta pelo meio-campo e, mesmo quando conseguia subir no terreno, os homens estiveram quase sempre desacertados, com Nani a ‘agarrar-se’ muito à bola e Gonçalo Guedes notoriamente ansioso com a estreia.

Depois de Rui Patrício ter impedido novamente o golo da Rússia, desta vez a remate de Shirokov, Portugal finalmente incomodou Akinfeev, já perto do intervalo, com Gonçalo Guedes e depois João Mário a obrigarem o guardião russo a ‘sujar’ o equipamento, naquela que foi a melhor fase da seleção lusa em todo jogo.

Na segunda parte, Portugal aproximou ainda mais os seus blocos, dando pouco espaço aos jogadores russos, uma solução que acabou por tornar a equipa ainda mais inofensiva na frente. Exceção feita a um remate ‘venenoso’ de João Mário, aos 87 minutos.

Quando já era certo o ‘nulo’, Shirokov aproveitou alguma desconcentração da defesa portuguesa e bateu Rui Patrício, depois de uma excelente assistência de Dzyuba.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?