loading

Benfica-FC Porto: Dito diz que 'clássico' está «mais favorável ao Benfica»

O antigo futebolista Dito, que jogou no Benfica e FC Porto, considera que o ‘clássico’ de sexta-feira está “mais favorável” para os ‘encarnados’, justificando-o com o seu “momento extraordinário” por contraponto às “debilidades” dos ‘dragões’.

Benfica-FC Porto: Dito diz que 'clássico' está «mais favorável ao Benfica»

O defesa central, contratado pelo clube da Luz em 1986/87 ao Sporting de Braga, afirmou, em declarações à Agência Lusa, que o confronto entre o líder e o terceiro classificado se fará “em circunstâncias diferentes do habitual, porque não é normal, nesta fase da época, haver uma diferença pontual tão grande entre Benfica e FC Porto”.

“Caso o Benfica ganhe, isso poderá afastar, ainda muito cedo, o FC Porto da corrida pelo título, pois ficará a nove pontos, o que seria muito difícil, embora não impossível, de recuperar”, afirmou Dito, atualmente com 54 anos e comentador desportivo.

Segundo o antigo defesa central, que também jogou pela seleção portuguesa, “o Benfica está a atravessar um momento extraordinário, enquanto o FC porto está debilitado e ainda numa fase de assimilação das ideias de José Peseiro”.

“A equipa (portista) ainda está muito agarrada a um ano e meio de plantel construído por Lopetegui e não se consegue libertar desse tempo em que esteve formatada num estilo de jogo”, argumentou.

Ainda a propósito do momento dos ‘dragões’, Dito entende que “Peseiro quer modificar algumas coisas, mas ainda não teve a resposta adequada às suas pretensões”, já que o “tempo de trabalho é ainda curto e há comportamentos que só se conseguem alterar com exercícios de treino”.

No entanto, e apesar de achar que “é um clássico mais favorável ao Benfica”, o ex-central luso admite que “muitas vezes, a equipa que está em pior forma consegue superar-se e surpreender”.

Quanto ao Benfica, sustenta que ‘digeriu’ da melhor forma a saída de Jorge Jesus e que Rui Vitória já impôs o seu estilo: “Passaram essa fase complicadíssima dos primeiros três meses da época, uma pré-temporada muito complicada, pelas razões referidas”.

“De facto, o Rui Vitória não teve muito tempo para trabalhar, depois teve aqueles confrontos (três derrotas) com o Sporting e que fragilizaram o grupo e o próprio treinador”, contextualizou.

No entanto, “Rui Vitória teve a capacidade de superar todas essas contrariedades e colocar a equipa no rumo certo, percebendo-se que os jogadores estão com o treinador e este acredita em todos eles”.

Segundo Dito, “há jogadores no Benfica que estão a passar um bom momento de forma, extraordinário, nomeadamente os quatro homens da frente - Jonas, Mitroglou, Gaitán e Pizzi -, assim como Renato Sanches, que aportou à equipa o que ela precisava”.

“O Benfica joga com dois médios e é necessário que tenham uma capacidade e robustez física acima do normal nos momentos de ataque e defesa, e foi essa a capacidade que Renato Sanches deu à equipa”, argumentou, sublinhando que se trata de um “jogador com apenas 18 anos”.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?