O treinador, que trocou, no final da época desportiva passada, o Benfica pelo rival Sporting, surge no quinto lugar numa lista que conta com as 25 personalidades que mais vezes foram notícia em Portugal durante o ano de 2015.
Jorge Jesus, com 47.541 referências, apenas foi 'ultrapassado' por Pedro Passos Coelho, a personalidade mais vezes referida nos meios de comunicação social portugueses, António Costa, Aníbal Cavaco Silva e José Sócrates.
O técnico trocou, no final da época desportiva passada, o Benfica pelo rival Sporting e viu-se, assim, envolvido naquela que foi uma das mais polémicas - e noticiadas - mudanças de sempre ocorridas no futebol português.
De referir que também Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting e Rui Vitória, o treinador que substituiu Jorge Jesus no comando técnico do Benfica, figuram também entre as personalidades que mais destaque tiveram nos media no período analisado.
Neste ranking elaborado pela Cision seguiram-se, na 6ª e 7ª posição, o ex vice-primeiro-ministro Paulo Portas seguido por umas das maiores figuras de sempre do desporto e do futebol nacional e mundial: Cristiano Ronaldo.
Numa listagem que envolve também personalidades estrangeiras, foi Alex Tsipras, primeiro-ministro grego, a figura não portuguesa que mais marcou a agenda mediática nacional, tendo sido mesmo o 8º nome mais falado nos media lusos.
O segundo estrangeiro mais noticiado no nosso país foi o ex-treinador do FC Porto Julen Lopetegui, com 32.358 referências em notícias e cuja passagem, muitas vezes conturbada, pelo panorama desportivo nacional foi amplamente escalpelizada pelos media.
Ainda relativamente ao FC Porto teve amplo destaque, em 2015, a vinda de Iker Casillas, um dos maiores nomes do futebol mundial, para o futebol português – uma contratação que foi amplamente acompanhada pelos meios de informação portugueses.
O objeto de análise deste estudo, realizado pela Cision - líder global em Media Intelligence - são todas as notícias veiculadas, no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa).
O período temporal sobre o qual incidiu o estudo foi o período decorrido entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2015, num total de mais de 5 milhões de artigos analisados.