loading

Crónica: Sporting ‘perdulário’ em jogo muito intenso em Guimarães

Vitória de Guimarães e Sporting empataram hoje 0-0, numa partida intensa partida da 24.ª jornada da Primeira Liga, na qual os ‘leões’ desperdiçaram muitas ocasiões de golo.

Crónica: Sporting ‘perdulário’ em jogo muito intenso em Guimarães

A equipa de Jorge Jesus, depois de ter pecado na finalização, apesar do mérito do guarda-redes Miguel Silva, viu assim a distância para o Benfica, segundo classificado, ser reduzida para um ponto, antes do clássico do próximo fim de semana.

Já os vimaranenses somaram o quarto empate consecutivo e o nono jogo sem perder no campeonato, continuando no sétimo lugar, com 34 pontos.

Sérgio Conceição escolheu exatamente o mesmo ‘onze' que alinhou no dérbi com o Sporting de Braga, da última jornada, para defrontar um Sporting que entrou em campo com um quarteto defensivo e com uma dupla atacante completamente renovados face ao jogo da Liga Europa com o Bayer Leverkusen (derrota leonina por 3-1).

Jorge Jesus colocou na retaguarda o lateral-direito Schelotto, os centrais Coates e Rúben Semedo, e o defesa esquerdo Zeegelaar nos lugares de João Pereira, Ewerton, Naldo e Jefferson, apostando em Bryan Ruiz e Slimani na frente em vez de Teo Gutiérrez e Carlos Mané. Gelson Martins também jogou no lugar de Aquilani.

A formação da casa foi a primeira a criar perigo após um início de jogo equilibrado, com Ricardo Valente, aos cinco minutos, a desmarcar no interior da área Licá, que já com pouco ângulo, rematou para defesa apertada de Rui Patrício.

A equipa de Jorge Jesus começou a sobrepor-se aos vimaranenses na zona intermediária a partir dos 15 minutos, aparecendo com mais frequência na proximidade da área contrária, e dispôs de duas ocasiões flagrantes para inaugurar o marcador, em que Miguel Silva foi protagonista.

Na primeira oportunidade, Bryan Ruiz assistiu Coates, que, já na pequena área, rematou para defesa a dois tempos do guardião vitoriano, aos 19 minutos, e na segunda, um minuto depois, Schelotto fez a abertura para Slimani finalizar, mas Miguel Silva, muito rápido a sair dos postes, impediu o golo do argelino.

A partida serenou após os dois lances de golo iminente na área vitoriana, regressando à toada inicial, com muitas bolas disputadas no limite a meio-campo e nenhuma equipa a dominar.

As balizas apenas voltaram a ser ameaçadas na reta final do primeiro tempo, com Bouba Saré a falhar o último desvio, aos 36 minutos, e Otávio, de livre, a rematar ligeiramente ao lado, aos 40, para depois Gelson Martins, em duas ultrapassagens a Dalbert na direita, ameaçar o golo, primeiro num remate para defesa de Miguel Silva, no mesmo minuto, e, depois, numa assistência que Slimani desperdiçou, aos 45+1.

Vitória e Sporting regressaram dos balneários com a mesma organização e o mesmo empenho em cada momento do jogo, com os ‘leões’ a criarem os primeiros lances de nota por Schelotto, aos 47 minutos, e por Gelson Martins, aos 54.

A formação ‘verde e branca’ ganhou, de seguida, algum ascendente e desperdiçou a oportunidade mais clara de todo o jogo, quando Bryan Ruiz cabeceou por cima com a baliza aberta, após cruzamento de Schelotto, aos 60 minutos, sendo que Miguel Silva, aos 62, negou o golo a Coates.

Os pupilos de Sérgio Conceição, por seu lado, evidenciavam cada vez mais dificuldades para chegar ao último reduto contrário e viram novamente Miguel Silva a ‘brilhar' numa saída rápida aos pés de Bryan Ruiz, que impediu o golo leonino, aos 70 minutos.

O sentido do jogo em direção à baliza vitoriana acentuou-se ainda mais após a expulsão de Josué, que viu o segundo amarelo, aos 74 minutos, por agarrar Slimani, e William Carvalho falhou nova oportunidade para o Sporting, com um remate ao lado, aos 83, após contra-ataque.

Houve ainda tempo para Barcos, aos 86 minutos, e Schelotto, aos 87, ameaçarem o golo no ‘assalto' final à baliza vitoriana, mas a equipa de Guimarães aguentou o ‘nulo' até ao final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2016
Nacional - Paços Ferreira, 3 - 0

Sábado, 27 de Fevereiro de 2016
Boavista - Rio Ave, 1 - 2
Arouca - Sp. Braga, 0 - 0
Estoril - V. Setúbal, 3 - 0

Domingo, 28 de Fevereiro de 2016
Marítimo - Académica, 1 - 0
Moreirense - Tondela, 1 - 2
Belenenses - FC Porto, 1 - 2

Segunda-feira, 29 de Fevereiro de 2016
Benfica - U. Madeira, 2 - 0
V. Guimarães - Sporting, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?