loading

Braga 'traido' quase no fim e Dortmund 'castiga' Tottenham na Liga Europa

O Sporting de Braga perdeu com o Fenerbahçe, por 1-0, mas segurou as expetativas de apuramento para os quartos de final da Liga Europa de futebol, enquanto o Borussia Dortmund já ‘festeja’ a qualificação após o triunfo sobre o Tottenham (3-0).

Braga 'traido' quase no fim e Dortmund 'castiga' Tottenham na Liga Europa

Na primeira mão dos oitavos de final, a resistência da equipa comandada por Paulo Fonseca em Istambul durou 82 minutos, altura em que foi traída por Mehmet Topal, responsável pela vantagem mínima com que o Fenerbahçe viajará até ao Minho, onde se disputa o segundo jogo, a 17 de março.

Na partida de hoje, o técnico português Vítor Pereira fez alinhar o português Bruno Alves desde o início e manteve os compatriotas Nani e Raul Meireles no banco até aos 65 e 72 minutos, respetivamente.

O brasileiro Luiz Carlos, admoestado com um cartão amarelo aos 58 minutos, ficou impedido de participar no segundo encontro frente à equipa turca, por ter atingido o máximo de uma série de três ‘cartolinas douradas’.

O Borussia Dortmund, ‘carrasco’ do FC Porto nos 16 avos de final, tornou muito complicada a tarefa do Tottenham quando receber os alemães no seu terreno, já que estes ali chegarão com uma vantagem de três golos sem resposta.

O golo inaugural do gabonês Aubameyang (30 minutos) e um ‘bis’ de Reus (61 e 70) complicaram o futuro próximo da equipa de Londres, que se apresentou na Alemanha sem muitos dos seus titulares, mostrando-se mais preocupada com o campeonato inglês, em que é segunda classificada, a cinco pontos do Leicester, a nove jornadas do final.

Quem também parece bem balanceado para a eliminatória seguinte são os ucranianos do Shakhtar Donetsk, que bateram os belgas do Anderlecht por 3-1, com golos do brasileiro Taison (21), Kusher (24) e do croata Eduardo da Silva (79), contra o do ganês Acheampong (68).

O encontro foi disputado em Lviv, onde a turma de Kiev tem estado sediada devido aos conflitos bélicos na sua cidade-natal, e arbitrado pelo português Artur Soares Dias.

Na partida entre emblemas ingleses, o Liverpool terminou com dois golos de vantagem sobre o Manchester United, que somou a sua 12.ª derrota oficial da temporada, em todas as competições.

Daniel Sturridge (20) inaugurou o marcador de grande penalidade, apontando o seu quinto golo à equipa liderada pelo holandês Van Gaal, em sete jogos disputados entre ambas as equipas. A vantagem foi aumentada pelo brasileiro Roberto Firmino a pouco mais de um quarto de hora do final.

Noutra ‘mão’ disputada entre clubes do mesmo país, neste caso a Espanha, o Athletic Bilbau bateu o Valência com um golo solitário de Raul Garcia (20). Entre os visitantes havia portugueses, sendo que André Gomes entrou aos 70 minutos, enquanto Rúben Vezo e João Cancelo não saíram do banco.

Quanto à vitória dos espanhóis do Villarreal sobre o Bayer Leverkusen, equipa alemã que afastou o Sporting na eliminatória anterior, pode dizer-se que o 2-0 (‘bis’ do congolês Cédric Bakambu, aos 04 e 56) conseguido pelos anfitriões é uma boa vantagem, mas longe de ser decisiva.

Em aberto ficaram os jogos entre o Basileia e o Sevilha (Daniel Carriço entrou aos 90+3), vencedor das últimas duas edições da Liga Europa, que terminou sem golos, e a receção do Sparta de Praga à Lazio, que acabou empatada a uma bola.

Programa da jornada

Quinta-feira, 10 de Março de 2016
Fenerbahce - Sp. Braga, 1 - 0
Shakhtar - Anderlecht, 3 - 1
Basel - Sevilla, 0 - 0
Dortmund - Tottenham, 3 - 0
Sparta - Lazio, 1 - 1
Liverpool - Man Utd, 2 - 0
Villarreal - Leverkusen, 2 - 0
Athletic Bilbao - Valência, 1 - 0

Quinta-feira, 17 de Março de 2016
Valência - Athletic Bilbao, 2 - 1
Leverkusen - Villarreal, 0 - 0
Lazio - Sparta, 0 - 3
Sevilla - Basel, 3 - 0
Sp. Braga - Fenerbahce, 4 - 1
Man Utd - Liverpool, 1 - 1
Tottenham - Dortmund, 1 - 2
Anderlecht - Shakhtar, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?