loading

Crónica: Rio Ave assegura Liga Europa e despromove União da Madeira

O Rio Ave conquistou hoje o último lugar europeu em aberto na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer (2-1) e despromover o União da Madeira, em encontro da 34.ª e última jornada.

Crónica: Rio Ave assegura Liga Europa e despromove União da Madeira

No Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava, um golo de Amilton ainda adiantou o União, aos 36 minutos, mas não evitou a descida, porque, na segunda parte, após a expulsão de Paulo Monteiro, Bressan e Hélder Postiga selaram a reviravolta.

A equipa madeirense, que ao longo da prova, nunca esteve em zona de descida, mesmo com dois jogos em atraso, cede, assim, na última jornada, enquanto o Rio Ave, que precisava de vencer e esperar que Paços de Ferreira e Estoril-Praia não ganhassem, acabou por ser feliz e selar o sexto lugar.

Os nortenhos entraram melhor no jogo e, aos 14 minutos, estiveram perto do golo, num centro de Heldon que Ukra e Tarantini não conseguiram emendar.

Contudo, o União da Madeira reagiu e, aos 35 minutos, Breitner lançou Amilton, que, à saída de Cássio, atirou a contar. Esse golo pareceu tranquilizar a equipa madeirense, que poderia ter ampliado a vantagem, aos 43, mas Danilo Dias cabeceou às malhas laterais, após um centro de Amilton.

A vantagem do União da Madeira ao intervalo colocava os madeirenses na I Liga e o Rio Ave fora das provas europeias.

Contudo, o início da segunda metade foi penalizador para a equipa madeirense, com Paulo Monteiro a ser expulso, aos 47 minutos, por acumulação de amarelos.

Luís Norton de Matos retirou Danilo Dias e lançou o central angolano Kusunga. O Rio Ave, em superioridade numérica, cresceu e passou a dominar os acontecimentos.

Ciente da necessidade imperiosa de ganhar, Pedro Martins arriscou, retirando o médio Wakaso e lançando Guedes. E, aos 58 minutos, Bressan restabeleceu a igualdade, num remate de longe, com Raúl Gudiño a ser muito mal batido.

O Rio Ave poderia ter chegado à vantagem aos 62 minutos, com Raúl Gudiño a evitar que Heldon faturasse. Todavia, essa vantagem haveria de chegar, aos 66 minutos, num contra-ataque rápido, conduzido por Heldon e finalizado por Hélder Postiga.

A reviravolta no marcador colocava - face aos resultados que se verificavam nos outros jogos - o Rio Ave na Liga Europa e o União da Madeira na II Liga.

Apesar de tudo, ainda que em inferioridade numérica, os madeirenses tentaram chegar à igualdade. A esperança renasceu, com a expulsão de Kayembé, aos 84 minutos, mas já era tarde e a derrota e a descida foram consumadas, perante a alegria dos vila-condenses pela vitória e o apuramento para a Liga Europa.

Programa da jornada

Sábado, 14 de Maio de 2016
FC Porto - Boavista, 4 - 0
Arouca - V. Guimarães, 2 - 2
Belenenses - Estoril, 2 - 1
Tondela - Académica, 2 - 0
V. Setúbal - Paços Ferreira, 0 - 0
U. Madeira - Rio Ave, 1 - 2

Domingo, 15 de Maio de 2016
Moreirense - Marítimo, 2 - 1
Sp. Braga - Sporting, 0 - 4
Benfica - Nacional, 4 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?