loading

Liga/Balanço: Sporting de Braga consolida estatuto de 'quarto grande'

O Sporting de Braga consolidou-se como ‘quarto grande’ do futebol português, ao ser quarto na I Liga de futebol, num época em que fez ainda uma excelente campanha europeia e ainda pode conquistar a Taça de Portugal.

Liga/Balanço: Sporting de Braga consolida estatuto de 'quarto grande'

Com a derrota, em casa, com o Sporting, a acabar, os minhotos terminaram a I Liga com 58 pontos e igualaram a classificação e a pontuação da época passada, repetindo também a presença no Jamor, ao que acrescentaram uma campanha na Liga Europa digna de registo.

O Braga passou a fase de grupos em primeiro lugar e, depois de eliminar o Sion e o Fenerbahçe, chegou aos quartos de final, o que aconteceu pela segunda vez na sua história, tendo baqueado diante dos ucranianos do Shakhtar Donetsk.

Se é verdade que a intenção anunciada no início da temporada pelo técnico de “morder os calcanhares aos ‘três grandes'” não foi atingida, o Sporting de Braga chegou às meias-finais da Taça da Liga (perdeu com o Benfica, na Luz, por 2-1) e está de regresso ao Jamor um ano depois de ter perdido ingloriamente com o Sporting uma final em que esteve a vencer por 2-0.

Paulo Fonseca, que substituiu Sérgio Conceição no comando técnico dos ‘arsenalistas', teve que refazer praticamente a equipa, dadas as saídas de jogadores como Aderlan Santos, Danilo, Pedro Tiba, Rúben Micael, Pardo, Éder ou Zé Luís.

Montou outra que privilegiou a posse de bola e a iniciativa atacante, tendo realizado um punhado de grandes exibições, mas decaiu nesta última fase da época (apenas uma vitória nas últimas cinco jornadas, um empate e três derrotas), sendo de registar que a equipa ‘arsenalista’ nunca conseguiu ganhar três vezes seguidas na I Liga.

O técnico promoveu jogadores como Boly e Vukcevic, que já pertenciam ao clube, mas ainda não tinham singrado, numa temporada que foi de confirmação para Rafa e de revelação para Stojiljkovic e Hassan, dupla goleadora que rendeu 20 golos na I Liga (10 cada), para um total de 30 nas diversas provas.

No domingo, o Sporting de Braga vai tentar vencer a sua segunda Taça de Portugal, agora diante do FC Porto, e em caso de vitória repetirá a conquista de há 50 anos, precisamente a 22 de maio de 1966, diante do Vitória de Setúbal (1-0).

Incógnita para a próxima temporada é a continuidade de Paulo Fonseca. O treinador, que remeteu para depois da final da Taça de Portugal a definição da sua situação, tem mais um ano de contrato, mas têm surgido notícias sobre a sua saída para o estrangeiro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?