loading

Liga/Balanço: Rio Ave com ‘missão cumprida’, após qualificação europeia

O Rio Ave cumpriu o objetivo que se propôs para a temporada 2015/2016, garantindo a qualificação para a Liga Europa, depois de terminar a I Liga de futebol na sexta posição, com 50 pontos.

Liga/Balanço: Rio Ave com ‘missão cumprida’, após qualificação europeia

Apesar de ser a segunda vez que a formação vila-condense garante presença nas competições da UEFA, esta qualificação ficará na história do clube por ser a primeira vez que o Rio Ave consegue o apuramento via campeonato.

Uma proeza garantida apenas na última jornada e beneficiando dos deslizes dos adversários diretos Paços de Ferreira e Estoril-Praia, mas que acaba por premiar os vila-condenses por uma regularidade pautada ao longo de todo campeonato.

A equipa da foz do Ave percorreu quase todas as jornadas nos lugares de acesso às competições europeias, mas uma quebra nas últimas rondas chegou a por em causa esse objetivo, já depois de ser ter gorado uma segunda ambição: presença na final da Taça de Portugal.

Os vila-condenses foram afastados da prova rainha do futebol nacional pelo Sporting de Braga, numa meia-final a duas mãos, onde a equipa perdeu a primeira partida por 1-0 e empatou o segundo desafio, em casa, sem golos.

Também na Taça da Liga, o Rio Ave encontrou o Sporting de Braga, na fase de grupos, acabando por ficar pelo caminho, depois de somar apenas quatro pontos, numa poule que englobou, também, o Belenenses e Leixões.

Pela segunda época consecutiva à frente da equipa esteve Pedro Martins, técnico de 45 anos, considerado um dos obreiros do sucesso da turma nortenha, e cuja continuidade em Vila do Conde é ainda uma incógnita visto que termina o seu vínculo no final deste mês de maio.

Além da vertente técnica, é apontado a Pedro Martins uma capacidade de potenciar a união e qualidade de um grupo de trabalho, que, sem grandes individualidades, teve no seu coletivo o grande trunfo.

Ainda assim, individualmente, merece destaque a época feita pelo veterano guarda-redes Cássio, pelo defesa Roderick, uma das grandes revelações da equipa, assim como o médio Wakaso e o avançado Guedes.

Especial menção, ainda, para Hélder Postiga, que foi surpreendente reforço de inverno, e cuja experiência acabou por ser decisiva na reta final do campeonato, onde o internacional português, de 33 anos, assinou cincou golos em 10 jogos, incluindo o que selou a Europa.

Com vários jogadores cobiçados por outros emblemas, o grande desafio para os responsáveis do Rio Ave será manter o núcleo duro da equipa, que se mantém há quatro épocas consecutivas, de forma a manter a coesão para a próxima temporada.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?