loading

Taça Portugal: FC Porto venceu as duas finais diante do Sporting de Braga

Sporting de Braga e FC Porto vão defrontar-se pela terceira vez na final da Taça de Portugal de futebol, naquele que será o 17.º confronto de um historial dominado pelos ‘dragões', que venceram as duas decisões entre ambos.

Taça Portugal: FC Porto venceu as duas finais diante do Sporting de Braga

Nos 16 jogos disputados na prova ‘rainha', os portistas somaram 12 triunfos, contra três dos minhotos, registando-se ainda uma igualdade.

A última vez que os dois conjuntos se encontraram na Taça de Portugal foi em 2012/13, nos oitavos de final. O central francês Mangala adiantou os ‘azuis e brancos' no marcador, mas Danilo, na própria baliza, e Éder operaram a reviravolta dos bracarenses (2-1), que acabariam por ser eliminados nos ‘quartos' pelo rival Vitória de Guimarães.

No entanto, os dois encontros de maior expressão na Taça tiveram lugar nas décadas de 70 e 90, quando FC Porto e Sporting de Braga disputaram a decisão da competição, que, em ambos os casos, pendeu para os ‘dragões'.

Em 1976/77, o FC Porto, então orientado por José Maria Pedroto, bateu os minhotos, por 1-0, e arrecadou o quarto troféu da sua história, graças ao tento de Fernando Gomes.

Na edição 1997/98, os portistas, comandados por António Oliveira, voltaram a conquistar a Taça, desta feita com uma vitória por 3-1. Aloísio, Jardel e Artur ‘faturaram' para os então tetracampeões nacionais, enquanto Sílvio anotou o golo solitário dos ‘arsenalistas'.

Por outro lado, o primeiro duelo entre os dois emblemas na Taça aconteceu na longínqua época de 1951/52, nuns oitavos de final disputados a duas ‘mãos'. Depois de um empate 1-1, no Minho, o FC Porto ‘cilindrou' o Sporting de Braga no segundo encontro, por 10-1, naquele que continua a ser o triunfo mais dilatado dos ‘azuis e brancos' sobre os bracarenses, em todas as provas nacionais.

Cerca de seis anos volvidos, em 1957/58, o FC Porto voltaria a superar os ‘arsenalistas' nos oitavos de final, vencendo a primeira mão, por 3-0, e perdendo na visita a Braga, por 3-1.

Entretanto, os dois emblemas só voltariam a encontrar-se na década de 70 e em três épocas consecutivas, sempre com triunfos do FC Porto: primeiro na quinta eliminatória de 1975/76, depois na já referida final de 1976/77 e, por fim, na meia-final de 1977/78.

Seguir-se-iam outras seis vitórias dos ‘dragões', divididas pelas décadas de 80 e 90, uma das quais na decisão de 1998, mas o Sporting de Braga viria a inverter a tendência com o virar do século, conquistando dois triunfos nos três encontros disputados.

Sporting de Braga e FC Porto disputam a 76.ª final da Taça de Portugal, no domingo, a partir das 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras, numa partida que será dirigida pelo árbitro Artur Soares Dias, da associação do Porto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?