loading

Copa América: Venezuela surpreende e deixa Uruguai fora da prova

A Venezuela deu na quinta-feira um grande passo para se qualificar para os quartos de final da Copa América em futebol, ao vencer o Uruguai por 1-0, em jogo da segunda jornada do grupo C.

Copa América: Venezuela surpreende e deixa Uruguai fora da prova

Um golo de Rondon, aos 36 minutos, foi o suficiente para os venezuelanos conquistarem os três pontos e ficarem muito perto da fase seguinte, enquanto a equipa 'celeste' depende do resultado do outro encontro do grupo, entre México e Jamaica, para saber se pode ainda ambicionar em marcar presença nos 'quartos'.

Favoritos à entrada da partida e vindos de derrota (3-11) perante o México, os uruguaios cedo tomaram conta das operações do jogo, mas também cedo revelaram que iriam ter muita dificuldade para superar a defesa contrária.

Do outro lado, surgiu uma Venezuela motivada com o triunfo (1-0) sobre a Jamaica e, com o decorrer dos minutos, os seus jogadores foram-se capacitando que poderiam surpreender e repetir o último triunfo sobre o Uruguai, registado em 28 de setembro de 2006.

O arranque do jogo foi muito equilibrado, com um ligeiro ascendente do Uruguai, mas sem criar reais situações de perigo, enquanto a Venezuela respondia a espaços, também sem criar dificuldades à defesa contrária.

Aos 36 minutos, a Venezuela adiantou-se no marcador, num lance em que Guerra viu Muslera adiantado e tentou o ‘chapéu’, o guarda-redes uruguaio ainda desviou para a barra, mas, atento, o avançado venezuelano Rondon inaugurou o marcador.

Até ao intervalo, e quando se aguardava uma natural reação uruguaia, foi a Venezuela quem criou mais perigo e podia mesmo ter chegado ao descanso com uma vantagem mais alargada.

Apesar da desvantagem no marcador, a reação uruguaia não se fez sentir na segunda etapa, seleção que, embora tenha atacado mais, não conseguia colocar em dificuldades a defesa venezuelana.

Aos 68 minutos, a Venezuela podia mesmo ter ampliado, num lance em que Penaranda surgiu completamente isolado perante Muslera, mas não conseguiu bater o guarda-redes uruguaio, quando tinha tudo para fazer o segundo golo.

Na resposta, o defesa-direito do FC Porto Maxi Pereira criou uma situação de perigo junto à área contrária, mas o remate saiu por alto.

Com o decorrer dos minutos o Uruguai foi-se revelando incapaz de encontrar soluções para ultrapassar a Venezuela, seleção que por diversas vezes podia ter ampliado a contagem em ‘venenosos’ contra-ataques.

Em cima dos 90 minutos, Cavani dispôs da melhor oportunidade da sua equipa para marcar, mas, mesmo em cima da marca da grande penalidade, atirou forte ao lado.

Com os uruguaios completamente balanceados no ataque, a Venezuela podia ter fechado o encontro com o segundo golo, mas Otero, aos 90+4, com a baliza escancarada, atirou ao lado.

Programa da jornada

Quarta-feira, 8 de Junho de 2016
Estados Unidos - Costa Rica, 4 - 0
Colômbia - Paraguai, 2 - 1

Quinta-feira, 9 de Junho de 2016
Brasil - Haiti, 7 - 1
Equador - Peru, 2 - 2

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
Uruguai - Venezuela, 0 - 1
México - Jamaica, 2 - 0

Sábado, 11 de Junho de 2016
Chile - Bolívia, 2 - 1
Argentina - Panamá, 5 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?