loading

Crónica: Adrien dá liderança provisória ao Sporting em Paços Ferreira

Um golo de Adrien valeu hoje ao Sporting uma vitória difícil em casa do Paços de Ferreira, na segunda jornada da Primeira Liga, e a liderança provisória do campeonato.

Crónica: Adrien dá liderança provisória ao Sporting em Paços Ferreira

Adrien marcou a segundos do apito para o intervalo, aos 45, tendo sido o suficiente para garantir três pontos que mantêm o Sporting na liderança e colocar em 'pressão' os adversários diretos, o FC Porto e o Benfica, que recebem o Estoril-Praia e o Vitória de Setúbal, respetivamente.

Jorge Jesus apresentou em Paços de Ferreira um 'onze' com Slimani a destacar-se como novidade, uma vez que o argelino não tinha jogado na ronda inaugural quando o Sporting venceu o Marítimo por 2-0.

No sentido inverso, o grande ausente foi João Mário: o médio campeão europeu, sobre o qual muito se tem falado por poder estar de saída do clube de Alvalade, nem sequer figurou na lista de convocados.

Já do lado pacense - clube que com este resultado ficou no 11.º posto com apenas um ponto, face ao grupo que empatou 1-1 em casa do Moreirense -, destaque para a entrada de início de Filipe Ferreira e Osei.

O jogo começou com ritmo intenso, com o Paços de Ferreira a mostrar iniciativa e a não se encolher perante um Sporting paciente, que soube aguardar para se impor no terreno, mas que chegou a sofrer na reta final do encontro.

Aos 26 minutos, Patrício teve de fazer a primeira intervenção a sério no jogo, ao travar um livre cobrado por Pedrinho. E exatamente no minuto seguinte, aos 27, foi a vez de Adrien Silva tentar no lado oposto, também de livre, mas a bola saiu ao lado.

Os pacenses deram profundidade a mais a Slimani e começaram a pagar caro os espaços que foram deixando abertos, tendo apenas como escapatória apostar em jogadas de contra-ataque.

Foram valendo à equipa orientada por Carlos Pinto, técnico estreante na I Liga, as intervenções de Rafael Defendi, que, aos 34 minutos, brilhou, ao 'sacudir' um remate de Alan Ruiz ao segundo poste.

O guardião brasileiro voltou a evitar que os 'leões' se adiantassem no marcador, aos 38 minutos, quando Slimani fez um cabeceamento exímio após passe de João Pereira.

Mas o golo do Sporting acabaria por surgir com naturalidade ainda antes do intervalo, resultando de um entendimento eficaz e perfeito entre vários jogadores. Slimani começou o desenho indo à linha de fundo para evitar que a bola saísse, deu-a a Bruno César, que centrou para Gelson 'amortecer' e entregar a Adrien que rematou sem dar hipóteses à defesa da casa (45 minutos).

Depois de ter permitido um início de jogo equilibrado, na segunda parte, o Sporting entrou decidido à procura do segundo golo.

Alan Ruiz rematou, aos 50, mas o lance acabou por esmorecer e, dez minutos depois, Slimani, após passe de Gelson, desperdiçou de forma flagrante. Pelo meio, aos 53, Osei e Welton 'rabiscaram' uma tentativa de criar perigo junto à baliza sportinguista, mas Patrício segurou.

O jogo ganhou maior fulgor nos últimos 20 minutos, quando o Paços de Ferreira mostrou que podia ter uma palavra a dizer e obrigou mesmo Jesus a meter 'trancas à casa', com trocas como a de um atacante Bryan por um médio defensivo Bruno Paulista.

Aos 90 minutos, um grande corte de Coates fez o Sporting respirar de alívio, num lance em que Cícero tinha escapado e já só tinha Patrício pela frente.

Programa da jornada

Sexta-feira, 19 de Agosto de 2016
Belenenses - Boavista, 0 - 0

Sábado, 20 de Agosto de 2016
Marítimo - V. Guimarães, 0 - 2
Desp. Chaves - Tondela, 1 - 1
Paços Ferreira - Sporting, 0 - 1
FC Porto - Estoril, 1 - 0

Domingo, 21 de Agosto de 2016
Feirense - Moreirense, 0 - 3
Arouca - Nacional, 2 - 0
Benfica - V. Setúbal, 1 - 1

Segunda-feira, 22 de Agosto de 2016
Sp. Braga - Rio Ave, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?