loading

Empresa chinesa adquire totalidade do clube checo de futebol Slavia Prague

O grupo privado chinês CEFC anunciou hoje ter assumido o controlo total do clube da República Checa Slavia Prague, após ter adquirido os 20% de participação que lhe faltavam.

Empresa chinesa adquire totalidade do clube checo de futebol Slavia Prague

Trata-se do mais recente negócio com capital chinês no futebol europeu, depois de investidores do país asiático terem adquirido parte de clubes como o Manchester City, Atletico Madrid, AC Milan ou Inter de Milão.

A CEFC, a sétima maior empresa privada da China, "conta agora com 99,964% do Slavia Prague", afirmou em comunicado Pavel Bednar, porta-voz do grupo para as operações na Europa.

As restantes ações estão distribuídas por adeptos do Slavia.

O grupo chinês começou por comprar 60% do clube de Praga, em setembro de 2015, num período em que este atravessava uma situação financeira difícil.

A equipa sagrou-se campeã por 16 vezes na antiga Checoslováquia. Desde que a República Checa se tornou independente, em 1993, conquistou três campeonatos.

Depois de, em 2009, ter terminado em primeiro lugar, o Slavia entrou num 'jejum', que acabou por deteriorar a situação financeira do clube.

A entrada do CEFC permitiu renovar o plantel, que terminou a época passada em quinto lugar, depois de na anterior, de 2014/2015, ter ficado em 11.º.

Este ano seguem em terceiro lugar no campeonato, quatro pontos abaixo do líder Viktoria Pilsen.

O grupo CEFC investiu já 843 milhões de euros na República Checa, adquirindo participações numa companhia aérea, fábrica de cerveja, agência de viagens e vários órgãos de comunicação social, incluindo um canal de televisão.

No mês passado, o Presidente checo, Milos Zeman, e o primeiro-ministro, Bohuslav Sobotka, pediram desculpa à China, depois de Dalai Lama, o líder exilado do Tibete acusado por Pequim de apoiar o separatismo, se ter encontrado com um ministro durante uma visita a Praga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?