loading

José Peseiro: «Tínhamos como objetivo estar nos 16 avos de final»

Declarações do treinador do Sporting de Braga, após a derrota frente ao Shakhtar por 4-2, da sexta jornada do Grupo H da fase de grupos da Liga Europa.

José Peseiro: «Tínhamos como objetivo estar nos 16 avos de final»

"É duro. Tínhamos como objetivo estar nos 16 avos de final. Não conseguimos. O Shakhtar é uma grande equipa, foi superior, fez quatro golos e nós dois. Poderíamos agarrar-nos aos números, fizemos mais remates, mas isso pouco vale. [Estou] desiludido com a derrota, mas satisfeito com a postura, com a determinação e pelo jogo.

Sabíamos que era um jogo em que tínhamos de jogar com eficácia, em que era complicado sofrer um golo desta equipa, porque, dando espaço ao Shakhtar, é mais complicado. Sofremos um golo de um esquema tático, algo que não se passou até hoje na nossa equipa. Depois sabíamos que ia haver algumas situações de nos expormos frente a uma equipa muito boa, a uma equipa de ‘Champions'. Sofremos o segundo golo, não baixámos os braços. Seria o mais fácil. Fizemos o 2-1. O resultado, na primeira parte, era injusto para o que estava a ser o jogo.

Quiçá, se [o árbitro] tivesse marcado o penálti [lance em que Rui Fonte foi agarrado], tínhamos empatado e feito o 2-2, e o jogo teria outros contornos. Entrámos muito bem na segunda parte, sabendo sempre que, em transição, o Shakhtar é muito forte. Sofremos outra vez num esquema tático. Não fomos fortes num momento do jogo em que temos sido muito fortes. A querer, a querer e a querer, levámos o 4-1.

Percebo a vontade dos nossos adeptos em que ganhássemos ao Shakhtar e chegássemos ao 5-4, mas um treinador tem de ser racional. Mesmo sabendo que algumas medidas possam ser impopulares e expor o treinador àquela situação, um treinador tem de defender os jogadores e não proteger-se dos assobios. Nesse caso, poderíamos estar aqui a falar do 5-1, o 6-1 e 7-1. Pagam-me para ser treinador e tomar decisões e foi a decisão que tomei.

Se eu continuasse a dar um sinal para a minha equipa procurar o 4-2 daquela maneira. Não acreditei que pudéssemos chegar ao 5-4. Preferi chegar ao 4-2 de outra forma, e ter a equipa mais ou menos em condições para ganhar no domingo. Seria pior ter os jogadores desgastados para um jogo dificílimo [com o Paços de Ferreira], para o qual vamos apenas ter três dias de descanso.

Dói muito perder aos 90+4 minutos o apuramento. Hoje, vamos dormir pior, mas estou muito orgulhoso dos muitos jogadores. Quem foi guerreiro como foi hoje, quem nunca se acobardou perante uma equipa muito boa e quem se fez ao jogo como se mandou, a perder por 2-1, só tenho de tirar o ‘chapéu'. A gente pode ter perdido aos 90+4 minutos no Dragão, pode ter perdido hoje a oportunidade de continuar na Liga Europa aos 90+4, mas com a atitude que mostrámos hoje, muitas coisas boas hão de acontecer.

[O Shakhtar] Tem toda a qualidade e potencial para ambicionar ganhar esta Liga Europa. Na ‘Champions', estão equipas muito piores do que o Shakhtar.

[Sobre os apupos dos adeptos bracarenses] Não digo que me passe ao lado. Há 20 anos poderia importunar-me. Tenho de perceber e aceitar. Quando não aceitar, tenho de abandonar esta vida, e eu não posso abandonar, porque gosto muito dela".

Programa da jornada

Quinta-feira, 8 de Dezembro de 2016
FK Qarabagh - Fiorentina, 1 - 2
Osmanlispor - Zurich, 2 - 0
Konyaspor - AA Gent, 0 - 1
Sp. Braga - Shakhtar, 2 - 4
Villarreal - Steaua, 2 - 1
PAOK - Liberec, 2 - 0
Zorya - Man Utd, 0 - 2
Mainz - Gabala FK, 2 - 0
Plzen - Austria Wien, 3 - 2
Astra Giurgiu - Roma, 0 - 0
Young Boys - FK Astana, 3 - 0
Anderlecht - Saint-Étienne, 2 - 3
Maccabi Tel Aviv - Dundalk FC, 2 - 1
Rapid Wien - Athletic Bilbao, 1 - 1
Apoel - Olympiakos, 2 - 0
AZ - Zenit, 3 - 2
Feyenoord - Fenerbahce, 0 - 1
Nice - FK Krasnodar, 2 - 1
Standard - Ajax, 1 - 1
Panathinaikos - Celta de Vigo, 0 - 2
RB Salzburg - Schalke 04, 2 - 0
Southampton - H. Beer Sheva, 1 - 1
Inter - Sparta, 2 - 1

Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2016
Sassuolo - Genk, 0 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?