loading

Crónica: Guiné-Bissau assustou Camarões mas acabou derrotado na CAN-2017

A Guiné-Bissau desperdiçou hoje a vantagem de um golo e acabou derrotada pelos Camarões, por 2-1, num encontro do Grupo A da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2017) em que dificultou muito a vida aos ‘leões indomáveis’.

Crónica: Guiné-Bissau assustou Camarões mas acabou derrotado na CAN-2017

Depois do motivador empate (1-1) na estreia perante o anfitrião Gabão, na segunda jornada, os ‘djurtus’ defrontaram um dos históricos do futebol africano e reforçaram o sonho do apuramento quando Piqueti abriu a contagem, aos 13 minutos.

Contudo, na segunda parte, os Camarões, que já venceram por quatro vezes a competição, protagonizaram a reviravolta no marcador com remates certeiros de Siani, aos 61 minutos, e Ngadeu-Ngadjui, aos 79.

Em Libreville, no Estádio de l’Amitié Sino, a Guiné-Bissau podia e merecia ter alcançado outro resultado, mas os jogadores de Baciro Candé caíram muito fisicamente nos últimos 20 minutos e não tiveram forças para aguentar, pelo menos, novo empate.

Os ‘djurtus’, que estão pela primeira na fase final de uma CAN, acabaram derrotas, mas marcaram para já o melhor golo da competição, quando Piqueti fugiu a tudo e todos, aos 13 minutos.

Num lance de contra-ataque, o extremo do Sporting de Braga pegou na bola ainda no seu meio campo, levou a bola até à área dos Camarões, aproveitado a extrema apatia dos jogadores adversários, e ‘fuzilou’ o guarda-redes Odoa.

Apesar dos Camarões terem maior domínio de bola, a Guiné manteve justamente a vantagem até ao intervalo, não dando espaço junta à sua área.

A única exceção aconteceu já em cima dos 45 minutos, quando Aboubakar, jogador emprestado pelo FC Porto ao Besiktas, apareceu completamente solto frente ao guardião Jonas, acabando por falhar o remate.

A desilusão da Guiné-Bissau neste encontro ganhou ainda mais força no arranque da segunda parte, altura em que os ‘djurtus’ tiveram duas claras oportunidade para aumentar a vantagem, ambas do Mendy.

O antigo avançado do Estoril-Praia acabou por falhar nos dois lances e, aos 61 minutos, a seleção camaronesa acabou por refazer a igualdade, com belo remate de fora da área.

Com o passar dos minutos, a Guiné-Bissau foi perdendo força, começou a ter mais dificuldades em ganhar os duelos individuais a meio campo e os Camarões acabaram por dar a volta ao marcador, aos 79 minutos.

O central Ngadeu-Ngadjui, que ficou mal na fotografia no golo da Guiné, redimiu-se com um remate forte e seco, outra vez à entrada da área, aproveitado a liberdade dada pelos rivais.

Candé ainda lançou no jogo o avançado Abel Camará, jogador do Belenenses, mas o desgaste físico impediu a Guiné de esboçar qualquer reação.

Programa da jornada

Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017
Gabão - Burkina Faso, 1 - 1
Camarões - Guiné-Bissau, 2 - 1

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017
Argélia - Tunísia, 1 - 2
Senegal - Zimbabwe, 2 - 0

Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017
Costa do Marfim - Rep. Congo, 2 - 2
Marrocos - Togo, 3 - 1

Sábado, 21 de Janeiro de 2017
Gana - Mali, 1 - 0
Egipto - Uganda, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?