loading

Crónica: Rio Ave vence e acentua a 'crise' do Sp. Braga na Primeira Liga

Um golo solitário de Rafa Soares, aos 68 minutos, permitiu hoje ao Rio Ave vencer o Sporting de Braga, por 1-0, no fecho da 19.ª jornada da Primeira Liga.

Crónica: Rio Ave vence e acentua a 'crise' do Sp. Braga na Primeira Liga

Com este triunfo, os vila-condenses colocaram a um ponto final a um série de quatro jogos consecutivos sem ganhar no campeonato, terminando esta ronda no nono lugar com 27 pontos.

Já o Sporting de Braga não superou a espiral negativa agudizada com a derrota na final da Taça da Liga, frente ao Moreirense, e, ao sofrer a segunda derrota consecutiva no campeonato, perdeu mesmo o terceiro lugar para o Sporting, somando 36 pontos contra 38 dos 'leões'.

Neste desafio, a equipa de Jorge Simão raramente conseguiu superiorizar-se a um Rio Ave que, mesmo começando a partida a jogar contra o vento, não demorou a assumir o controlo do desafio, pautando-se como a equipa mais pressionante e ambiciosa.

O bom arranque dos locais foi sublinhando com uma bola enviada ao poste por Gil Dias, logo aos cinco minutos, aproveitando alguma passividade da defesa bracarense.

Do outro lado, os minhotos, que estrearam o reforço Rafael Assis no meio-campo, apostaram numa estratégia de contra-ataque, dando a iniciativa ao adversário, e esperando, depois, o erro, para responderem em rápidas investidas.

Pedro Santos, com um remate por cima, e Stojiljkovic, com um tiro para defesa fácil de Cássio, pautaram a postura ‘matreira’ adotada pelos bracarenses na primeira meia hora de jogo.

O Rio Ave não se intimidou com os atrevimentos contrários e mantinha, quase sempre, a bola no meio-campo adversário, embora pecando no último passe e não conseguindo criar apuros para o guardião dos minhotos Marafona.

Foi nesta toada de pouca assertividade na finalização das duas equipas que o primeiro tempo se esgotou, castigando ambos os conjuntos com o ‘nulo’ que se registou ao intervalo.

O regresso do descanso devolveu o mesmo ‘fio de jogo’, com o Rio Ave mais pressionante e o Braga, de novo, a insistir no contra-ataque.

A maior diferença surgiu na consistência das movimentações ofensivas, que apesar de não conferirem grande emoção ao desafio, já conseguia, disfarçar a inoperância do primeiro tempo.

Ricardo Horta foi o primeiro a dar um pontapé na apatia, com um livre muito perigoso, que acabou por não ter um desvio condizente, quando a defesa da casa estava batida.

No entanto, era na outra área onde a maior parte da emoção se passava, com o Rio Ave a surgir mais rematador nesta segunda metade do desafio

Pedro Moreira e Tarantini, num par de ocasiões, puseram Marafona à prova, já depois da hora de jogo.

Na resposta, os minhotos dispuseram da sua melhor oportunidade até então, mais uma vez em contra-ataque, quando Stojiljkovic surgiu frente a Cássio, mas não conseguiu desfeitear o guarda-redes do Rio Ave.

Ao desperdício dos bracarenses respondeu o Rio Ave com eficácia, quando, aos 68 minutos, um livre cobrado de longe, por Rafa Soares, não sofreu qualquer desvio, e acabou por trair Marafona, inaugurando o marcador.

A contrariedade ainda se tornou maior para os visitantes quando, no minuto seguinte, Vukcevic, irrefletidamente, deu uma cabeçada em Guedes e foi castigado com vermelho direto, deixando a equipa reduzida a dez.

O Rio Ave ficou então bem mais confortável e ainda ameaçou o segundo golo, embora o Braga tenha tentando algo mais também, mas ambos sem capacidade para alterar um resultado que se arrastou até ao final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2017
Boavista - Belenenses, 0 - 1

Sábado, 28 de Janeiro de 2017
Tondela - Desp. Chaves, 2 - 0
V. Guimarães - Marítimo, 0 - 0
Nacional - Arouca, 1 - 1
Estoril - FC Porto, 1 - 2
Sporting - Paços Ferreira, 4 - 2

Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2017
V. Setúbal - Benfica, 1 - 0

Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2017
Moreirense - Feirense, 1 - 1
Rio Ave - Sp. Braga, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?