loading

Crónica: FC Porto com dez, impotente frente à Juventus na 'Champions'

O FC Porto voltou hoje a perder com a Juventus (1-0), na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, na qual os ‘dragões’ estiveram novamente jogar mais de 45 minutos em inferioridade numérica.

Crónica: FC Porto com dez, impotente frente à Juventus na 'Champions'

Tal como tinha acontecido no Dragão (2-0), em que Alex Telles foi expulso na primeira parte, o clube português voltou a ficar em inferioridade, depois de Maxi Pereira impedir com a mão um golo de Higuain.

O único golo da partida surgiu nesse momento, com Paulo Dybala a não desperdiçar a grande penalidade frente a Iker Casillas, que hoje se tornou no jogador com mais jogos em provas organizadas pela UEFA.

Tal como tinha acontecido no Dragão, a Juventus voltou a ser superior ao FC Porto, controlando o encontro, em especial na segunda parte, altura em que baixou o ritmo do jogo.

Os ‘dragões’ nunca mostraram argumentos para poderem incomodar a campeã italiana, tiveram dificuldades na construção de jogo – Óliver muito poucas vezes conseguiu ter a bola em condições e muitas vezes eram os centrais que tentavam o jogo direto – e apenas por duas vezes conseguiram acertar na baliza de Buffon, em dois lances em a bola saiu à figura do guarda-redes.

O treinador do FC Porto, Nuno Espírito Santo, manteve praticamente a mesma equipa dos últimos dois encontros, em que goleou o Nacional (7-0) e o Arouca (4-0), com Miguel Layun no lugar do castigado Alex Telles no lado esquerdo da defesa.

Assim, Iker Casillas estará na baliza, atrás de Maxi Pereira, Felipe, Marcano e Maxi Pereira, com Danilo, André André e Oliver no meio-campo e Brahimi, André Silva e Soares no ataque.

Na Juventus, em relação ao jogo do Dragão, Massimiliano Allegri fez quatro alterações, três delas na defesa, com as entradas de Daniel Alves, Bonucci e Benatia para o lugar de Lichsteiner, Chiellini e Barzagli, com Alex Sandro, ex-FC Porto, a ser o único ‘resistente’ no quarteto recuado, à frente de Buffon.

No meio-campo, Sami Khedira tem um novo parceiro, com o capitão Marchisio a jogar no lugar do mais criativo Pjanic, mantendo-se no ‘onze’ os quatro jogadores mais avançados: Cuadrado, Dybala, Mandzukic e Higuaín.

Apesar de estar em vantagem na eliminatória, a Juventus foi sempre mais perigosa do que o FC Porto, com especial destaque para as ações do argentino Dybala, que, logo aos três minutos, ameaçou, mas, após uma finta sobre Marcano, atirou por cima.

Já depois de Soares ter feito o único remate enquadrado dos ‘dragões’ na primeira parte, aos 10 minutos, Mandzukic esteve perto de marcar, mas, em excelente posição, acabou por atirar à figura.

Com muita dificuldade no jogo aéreo, o FC Porto esteve novo perto de sofrer aos 38 minutos, com o avançado croata a atirar ligeiramente ao lado, dois minutos antes, de Casillas fazer uma grande defesa a um cabeceamento de Alex Sandro, com Maxi Pereira a parar com a mão a recarga de Higuain.

O lateral uruguaio viu o cartão vermelho e Dybala não desperdiçou a oportunidade para colocar a Juventus em vantagem.

Em desvantagem numérica, o FC Porto até conseguiu criar as suas melhores oportunidades na segunda parte, mas, não sei antes, apanhar um grande susto, quando, aos 49 minutos, Danilo cabeceou para a própria baliza, obrigando Iker Casillas a uma excelente defesa.

Na resposta, Soares passa por Benatia e, isolado frente a Buffon, acabou por atirar ao lado, naquela que foi a melhor oportunidade dos ‘dragões’ em toda a partida.

Com a eliminatória na mão, a Juventus baixou o ritmo do jogo e não exerceu tanta pressão, permitindo que o FC Porto tivesse mais bola, mas, mesmo assim, os italianos podiam ter aumentado a vantagem, mas os remates de Pjaca (60) e Higuain (66) saíram ligeiramente ao lado.

A última grande oportunidade do jogo surgia na área da Juventus, aos 82 minutos, quando Diogo Jota tentou ‘picar’ a bola por cima de Buffon, mas atirou ao lado.

Programa da jornada

Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2017
PSG - Barcelona, 4 - 0
Benfica - Dortmund, 1 - 0

Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2017
Bayern München - Arsenal, 5 - 1
Real Madrid - Napoli, 3 - 1

Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017
Man City - Monaco, 5 - 3
Leverkusen - Atlético Madrid, 2 - 4

Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017
Sevilla - Leicester, 2 - 1
FC Porto - Juventus, 0 - 2

Terça-feira, 7 de Março de 2017
Arsenal - Bayern München, 1 - 5
Napoli - Real Madrid, 1 - 3

Quarta-feira, 8 de Março de 2017
Barcelona - PSG, 6 - 1
Dortmund - Benfica, 4 - 0

Terça-feira, 14 de Março de 2017
Leicester - Sevilla, 2 - 0
Juventus - FC Porto, 1 - 0

Quarta-feira, 15 de Março de 2017
Monaco - Man City, 3 - 1
Atlético Madrid - Leverkusen, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?