loading

Crónica: V. Guimarães vence pela terceira vez seguida e iguala Braga

O Vitória de Guimarães alcançou hoje o terceiro triunfo consecutivo na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar o Tondela por 2-1, em jogo da 28.ª jornada, e igualou o quarto classificado, Sporting de Braga.

Crónica: V. Guimarães vence pela terceira vez seguida e iguala Braga

A equipa de Pedro Martins traduziu a superioridade inicial com um golo de Texeira, aos 14 minutos, e ampliado a vantagem por Hurtado, aos 45+1, tendo o Tondela reduzido a desvantagem aos 84 minutos, numa grande penalidade convertida por Jaílson.

Os vitorianos, quintos classificados, continuam a depender de si próprios para atingir a meta do quarto lugar - têm vantagem no confronto direto com o Braga -, enquanto o Tondela averbou o nono jogo seguido sem vencer e ocupa a 18.ª e última posição com 17 pontos, após o triunfo do Nacional sobre o Estoril-Praia, por 1-0.

A formação vitoriana apareceu em campo com três novidades - o central Prince, o médio Zungu e o avançado Texeira - face ao 'onze' que defrontou o Desportivo de Chaves e garantiu a passagem à final da Taça de Portugal, apesar da derrota por 3-1, e criou a primeira ocasião de golo aos três minutos, quando Bruno Gaspar rematou ao poste direito da baliza contrária.

Os beirões, com Ricardo Janota na baliza em vez de Cláudio Ramos, expulso na derrota por 2-0 frente ao Estoril-Praia, surgiram com o colombiano Jhon Murillo e o brasileiro Murilo como novidades no ataque, mas sentiram problemas para incomodar Douglas e ainda mais para travar o ataque vitoriano.

Os anfitriões quase marcaram de novo aos 12 minutos, quando Hernâni, em resposta a um cruzamento de Marega, rematou, de primeira, por cima, e ,aos 13, com os papéis a inverterem-se: Hernâni cruzou da esquerda para o segundo poste, onde apareceu o maliano a cabecear para defesa do guardião beirão.

As ameaças vimaranenses traduziram-se no golo inaugural da partida ao minuto 14, quando Texeira enquadrou-se com a baliza à entrada da área e rematou de primeira, com a bola a ressaltar em Osorio e a sobrevoar Ricardo Janota, antes de parar no fundo das redes.

Forçada a reagir, a equipa de Pepa começou a subir no terreno com mais velocidade, mas, apesar dos muitos cantos (oito na primeira parte), praticamente não criou ocasiões, ao contrário do Vitória, que baixou o ritmo, mas ainda ameaçou o segundo golo por Marega, aos 24 minutos, e por Texeira, aos 39.

A turma de Pedro Martins ainda conseguiu dilatar a vantagem na primeira parte, quando, no primeiro minuto de descontos, Hurtado, assistido por Hernâni, bateu Ricardo Janota com um cabeceamento de cima para baixo, na pequena área.

A equipa beirã apareceu mais pressionante na segunda parte e aproveitou a passividade do meio-campo adversário para chegar à área contrária, mas só ameaçou o golo aos 79 minutos, num remate de Jhon Murillo ao lado, antes de reduzir mesmo aos 84, num penálti convertido por Jaílson, após o mesmo Jhon Murillo ter sofrido falta de Douglas no interior da área.

O Tondela ainda tentou forçar o empate, mas foi incapaz de criar situações para 'alvejar' as redes de Douglas nos minutos finais.

Programa da jornada

Sexta-feira, 7 de Abril de 2017
Feirense - Sp. Braga, 0 - 1

Sábado, 8 de Abril de 2017
Paços Ferreira - Arouca, 1 - 1
FC Porto - Belenenses, 3 - 0
Sporting - Boavista, 4 - 0

Domingo, 9 de Abril de 2017
Estoril - Nacional, 0 - 1
Rio Ave - V. Setúbal, 0 - 0
V. Guimarães - Tondela, 2 - 1
Moreirense - Benfica, 0 - 1

Segunda-feira, 10 de Abril de 2017
Marítimo - Desp. Chaves, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?