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Portugueses são os adeptos que mais cedo sabem qual o seu clube preferido

Um novo estudo do patrocinador da UEFA Champions League, Mastercard, dirigido a 10,500 adeptos de futebol da Europa, revela que os portugueses começam a sentir a paixão pelo futebol muito cedo.

Portugueses são os adeptos que mais cedo sabem qual o seu clube preferido

Aos 8 anos de idade os portugueses já sabem qual é o seu clube e de eleição. 57% dos adeptos até aos 10 anos já tem uma preferência clubística enquanto a média europeia é de 13 anos. Já na Rússia, a escolha do clube acontece aos 17 anos, a idade mais tardia da Europa.

Os portugueses não só escolhem o clube mais cedo na Europa como também procuram ver a sua equipa ao vivo no estádio e 43% assiste a um jogo do seu clube entre os 0 aos 10 anos de idade.

Também 49% dos adeptos de futebol portugueses preferem fortemente ir ao estádio ver a sua equipa do que vê-la jogar na televisão. Todavia, tirando a “precocidade” na introdução à vida clubística, os portugueses revelam forte equilíbrio nos seus interesses e forma de viver, entre os adeptos inquiridos para o estudo realizado em 16 países da Europa.

Já 88% dos adeptos de futebol portugueses não trocariam a possibilidade de ganhar a “sorte grande”, ou mais concretamente a lotaria, por um bilhete para ir ver a sua equipa num jogo único de uma vida.

E quando o assunto é o romance cerca de 63% dos adeptos portugueses confessa que não comprometeria uma relação com alguém só porque não essa pessoa não é adepta do mesmo clube, uma percentagem que supera a média europeia de 53%, ultrapassada apenas pela Roménia com 70,5%.

O mesmo não acontece em relação aos adeptos britânicos considerados unanimemente como os mais fervorosos por cerca de um terço dos europeus (32%), já que um em cada 10 adeptos do futebol britânico confessou que cancelaria a lua-de-mel para ver a sua equipa jogar na final da UEFA Champions League, enquanto 25% admitiram ter pedido uma licença não justificada do trabalho e 30% disseram que faltariam ao aniversário de um amigo próximo para participar num jogo importante.

O estudo Mastercard explorou o quão longe os adeptos podem ir no apoio ao seu clube, seja através do dinheiro despendido, da distância percorrida ou outros fatores sociais, entre os quais o sacrifício dos seus relacionamentos ou quando viram um jogo pela primeira vez.

Esta perceção por parte dos adeptos europeus parece correta, uma vez que o relatório destacar o impressionante nível de sacrifício social dos adeptos de futebol britânicos para participarem em jogos de futebol. O amor pelas suas equipas de futebol é muitas das vezes superior a qualquer outro amor, pois 11% dos britânicos admitem que não poderiam namorar um adepto de qualquer clube rival da sua equipa de futebol – admitindo queria um entrave a um relacionamento. Além disso 15% estariam dispostos colocar um ponto final nos seus relacionamentos, ao prever que as suas diferenças clubísticas possam causar problemas de relacionamento. Já uns 25% dos adeptos mais otimistas descreveu namorar um adepto de uma equipa rival como 'irritante, mas gerível’.

Os adeptos gregos e espanhóis são muito mais inclinados a deixar seus corações superar a sua lealdade aos seus clubes. Apenas 4% de cada base de fãs afirmou que não poderia envolver-se romanticamente envolvido com um adepto de um clube rival.

Se, por um lado, os portugueses se revelaram solidários com a sua cara-metade, com 63% a não dar importância às diferenças clubísticas no que concerne ao seu relacionamento, por outro lado, 37% faltariam a aniversário de um amigo para assistir à final da UEFA Champions League.

Cerca de 36% dos adeptos portugueses viajaria para o exterior, tendo por único intuito sua equipa de futebol em ação e 46% (1º posição entre os 16 países) dos portugueses estaria disposto a fazer uma viagem com a duração de 2-5 horas para assistir a um jogo da sua equipa. Já 58% consideraria gastar até 100 libras (cerca de 115 euros) para assistir a jogo de futebol.

Apesar de os britânicos serem considerados dos mais apaixonados, não estão tão disponíveis para colocar as mãos nos bolsos. Quando inquiridos sobre a maior quantia gasta para participarem num jogo de futebol a média britânica ficou-se em 393 euros - um valor significativamente menor do que o valor gasto pelos adeptos turcos (698 euros), russos (634 euros), franceses (545 euros) e espanhóis (533 euros).

As respostas são similares quando questionados sobre o tempo de viagem mais longo para assistirem a um jogo de futebol com os adeptos britânicos a referir em média 4hrs e 13mins, quase metade do tempo dos fãs da Polónia (8hrs 24 minutos).

Apenas 31% dos britânicos têm apoiado as suas equipas no estrangeiro - um dos resultados mais baixos no relatório. Quando comparado com adeptos espanhóis (61%) e italianos (56%), parece que, embora o apoio britânico seja, sem dúvida, apaixonado, tem seus limites de preço.

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