loading

Letónia-Portugal: Registo 100 por cento vitorioso

A seleção portuguesa de futebol regressa, quase 13 anos depois, a Riga para defrontar a Letónia, um adversário de boa memória para o lado luso, já que tem um registo totalmente vitorioso nas cinco vezes que mediram forças.

Letónia-Portugal: Registo 100 por cento vitorioso

Não só a seleção portuguesa venceu sempre, como também tem um total de 15 golos marcados e apenas quatro sofridos, perante um adversário que só por uma vez perdeu pela margem mínima.

A última presença da formação das 'quinas' em Riga aconteceu em 04 de novembro de 2004, no apuramento para o Campeonato do Mundo, e culminou com um triunfo por 2-0, com Pauleta a marcar e com Cristiano Ronaldo a registar 'apenas' o seu terceiro tento com a camisola das 'quinas'. Hoje, já leva 71.

Essa foi apenas a segunda deslocação de Portugal à capital letã, depois da estreia em 1994, na fase de qualificação para o Europeu de Inglaterra, naquele que também foi o primeiro embate de sempre entre as duas seleções.

A equipa lusa venceu por 3-1, com dois golos de João Vieira Pinto, atualmente dirigente da Federação Portuguesa de Futebol, enquanto Luís Figo também assinou o seu nome na história do jogo. Monyak fez o tento dos da casa.

Atualmente a disputar o apuramento para o Mundial2018, que vai decorrer na Rússia, a seleção nacional já defrontou a Letónia no grupo B, tendo saído do Algarve, em novembro do ano passado, com uma goleada por 4-1.

Cristiano Ronaldo 'bisou', enquanto William Carvalho e Bruno Alves apontaram os outros golos lusos. Arturs Zjuzins faturou para os letões, tendo na altura dado o empate à sua equipa.

Em 2005, no Estádio do Dragão, Portugal venceu por 3-0, num jogo que ficou registado na história do futebol nacional, já que Pauleta fez dois golos e ultrapassou Eusébio na liderança da lista dos melhores marcadores de sempre da seleção nacional, posição que manteve até ser 'apanhado' por Cristiano Ronaldo, em 2014.

10 anos antes, também no Porto, mas no extinto Estádio das Antas, aconteceu a partida mais equilibrada entre as duas seleções, com a formação lusa a vencer por 3-2.

Portugal construiu uma confortável vantagem de três golos na primeira parte, com remates certeiros de Figo, Secretário e Domingos, mas a Letónia marcou dois na segunda metade, ambos por Rimkus, e colocou o triunfo luso em risco.

Sempre que a seleção portuguesa apanhou a Letónia numa fase de qualificação alcançou a fase final da competição, o Europeu de 1996, em Inglaterra, e o Mundial de 2006, na Alemanha.

O sexto embate entre Portugal e Letónia está agendado para sexta-feira, às 19:45 (21:45 horas locais), e terá arbitragem do romeno István Kovács.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?