loading

EUA: Equipas recorrem ao TAS para introduzir descidas e subidas no futebol

Duas equipas de futebol norte-americanas recorreram hoje ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) reclamando a aplicação pela Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF) das regras da FIFA relativas à promoção e despromoção de clubes.

EUA: Equipas recorrem ao TAS para introduzir descidas e subidas no futebol

O Kingston Stockade FC e o Miami FC contestam que, ao contrário do que sucede na quase totalidade das 211 associações que seguem as regras da FIFA, no futebol norte-americano não existam promoções e despromoções de divisão por mérito ou demérito desportivo.

Na reclamação, as duas equipas defendem a necessidade de a USSF, que é membro da FIFA, se conformar com as regras existentes.

“Acreditamos fortemente que a abertura e a meritocracia devem ser as fundações do futebol norte-americano. A não observância nos Estados Unidos desta regra básica da FIFA é prejudicial para o desporto no país, privando milhões de adeptos de um melhor produto e negando às equipas acesso a oportunidades e rendimentos que exprimam o seu potencial desportivo e comercial”, pode ler-se em comunicado conjunto.

Nos Estados Unidos, a qualificação das equipas está relacionada, não com diretamente com o mérito desportivo demonstrado numa dada competição, mas com o pagamento de determinadas quantias.

“Estamos agir porque acreditamos que os benefícios para o futebol devem ser partilhados por muitos, não apenas por alguns, e na divisão principal devem estar as melhores equipas, não apenas aquelas que podem pagar determinadas quantias em dinheiro”, acrescentam as duas equipas.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?