loading

I Liga 17/18: Vídeo-árbitro em ação após época conturbada na arbitragem

A introdução do vídeo-árbitro é a grande novidade na arbitragem para a edição 2017/18 da I Liga portuguesa de futebol, que se inicia no domingo, após mais uma temporada conturbada no setor.

I Liga 17/18: Vídeo-árbitro em ação após época conturbada na arbitragem

A época 2016/17 foi das mais complicadas para a arbitragem nas competições profissionais, com críticas ferozes de vários clubes e até ameaças físicas aos juízes.

Depois de testes na Taça da Liga e de uma primeira experiência ‘à séria’ na Taça de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu introduzir o vídeo-árbitro em todos os encontros da I Liga.

Durante a pré-temporada alguns encontros dos três ‘grandes’ tiveram o auxílio do vídeo-árbitro, com duas decisões a serem revertidas em jogos do Sporting.

No encontro de apresentação dos ‘leões’, o Mónaco viu um golo anulado por fora de jogo, com o Sporting a triunfar, uma semana depois, sobre a Fiorentina, com um golo de Bas Dost, validado após ter sido marcada uma posição irregular.

O vídeo-árbitro só pode ser utilizado para corrigir erros claros ou situações decisivas, como faltas ou foras de jogo em golos, marcações de grandes penalidades, cartões vermelhos ou admoestação de jogadores errados.

O quadro de árbitros do primeiro escalão para esta temporada terá menos dois juízes, com a descida de quatro elementos e a subida de apenas dois.

António Ferreira (AF Braga), João Matos (AF Viana do Castelo), João Mendes (AF Santarém) e Tiago Antunes (AF Coimbra) deixaram o primeiro escalão, ao qual passaram a pertencer António Nobre (AF Leiria) e Vítor Ferreira (AF Braga).

Em relação a 2016/17, menos três associações distritais estão representadas - Viana do Castelo, Santarém e Coimbra -, com apenas nove das 22 a terem árbitros na primeira categoria.

A Associação de Futebol do Porto continua a ser a mais representada, com seis árbitros - mais dois do que Lisboa e Braga -, entre os quais Jorge Sousa e Artur Soares Dias, os dois melhores juízes da temporada passada.

Lista de 22 árbitros da primeira categoria para a época 2017/18:
António Nobre (AF Leiria)
Artur Soares Dias (AF Porto)
Bruno Esteves (AF Setúbal)
Bruno Paixão (AF Setúbal)
Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
Fábio Veríssimo (AF Leiria)
Gonçalo Martins (AF Vila Real)
Hélder Malheiro (AF Lisboa)
Hugo Miguel (AF Lisboa)
João Capela (AF Lisboa)
João Pinheiro (AF Braga)
Jorge Sousa (AF Porto)
Luís Ferreira (AF Braga)
Luís Godinho (AF Évora)
Manuel Mota (AF Braga)
Manuel Oliveira (AF Porto)
Nuno Almeida (AF Algarve)
Rui Costa (AF Porto)
Rui Oliveira (AF Porto)
Tiago Martins (AF Lisboa)
Vasco Santos (AF Porto)
Vítor Ferreira (AF Braga)

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?