loading

LC: Benfica candidato a manter pleno de apuramentos na 'era' Rui Vitória

O Benfica, que ultrapassou a fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol nas duas últimas épocas, parece ter argumentos para ultrapassar o Grupo A da edição 2017/18 e manter o pleno na ‘era’ Rui Vitória.

LC: Benfica candidato a manter pleno de apuramentos na 'era' Rui Vitória

Face ao poderio do Manchester United, comandado pelo treinador português José Mourinho, os ‘encarnados’ não ‘podem’ ambicionar o primeiro posto, mas são fortes candidatos ao segundo, pelo qual lutarão com Basileia e CSKA Moscovo.

Os suíços são presença habitual na ‘Champions’ e, ao lado do Benfica, já fizeram cair os ingleses uma vez (2011/12, num grupo ainda com o Otelul Galati), enquanto os moscovitas, ‘carrascos’ do Sporting no ‘play-off’ de 2015/16, eram um dos ‘indesejáveis’ do Pote 4.

A cumprir a oitava presença consecutiva na fase de grupos, registo recorde em termos nacionais, o conjunto da Luz parte com um plantel com algumas mudanças em relação a 2016/17, face às saídas de Ederson, Nélson Semedo, Lindelöf e Mitroglou.

Os ‘cofres’ encheram com mais de 120 milhões de euros, mas, defensivamente, o Benfica não tem as mesmas ‘armas’, ao contrário do que sucede ofensivamente, pois, para o lugar do grego, entraram Seferovic, contratado a custo zero, e Gabriel Barbosa, vulgo Gabigol, emprestado pelo Inter de Milão.

Para a baliza, o internacional sub-21 luso Bruno Varela regressou, depois de uma época no Vitória de Setúbal, e tem sido o titular, com o veterano Júlio César, que se lesionou, e o ‘miúdo’ Mile Svilar, comprado ao Anderlecht, à espreita.

Quanto à defesa, Douglas chegou do ‘Barça’, por empréstimo, para concorrer com André Almeida na direita, enquanto, ao centro, Jardel, depois de uma época quase sem jogar, regressou à titularidade ostentada em 2015/16, agora ao lado do ‘capitão Luisão (15.ª época), e Lisandro ‘subiu’ a principal suplente.

Os ‘miúdos’ João Carvalho, Diogo Gonçalves e Ruben Dias, provenientes da formação, mais os contratados Martin Chrien, Krovinovic e Willock são outras apostas, restando saber se terão espaço para se impor no imediato.

O Benfica tem, assim, um conjunto que lhe permite pensar que pode lutar pelo apuramento, que, teoricamente, será uma ‘formalidade’ para o Manchester United, de regresso à ‘Champions’, após o triunfo na última Liga Europa.

Os ‘red devils’ entraram em ‘grande’ na ‘Premier Legue’ e estão prontos para ‘brilhar’ na Europa, reforçados, entre outros, com o avançado belga Lukaku, que ‘Mou’ desprezou na passagem pelo Chelsea, e o médio sérvio Matic, ex-jogador do Benfica, tal como o central sueco Lindelöf.

O guarda-redes De Gea, o defesa Daley Blind, o médio Pogba e o avançado Rashford são outras referências do United, juntamente com o zueco Zlatan Ibrahimovic, que está a recuperar de grave lesão, mas foi inscrito na ‘Champions’.

Quanto ao Basileia, a principal figura é o avançado holandês Ricky van Wolfswinkel, ex-jogador do Sporting, que chegou do Vitesse e tem estado em destaque, com seis golos nas primeiras seis jornadas do campeonato suíço.

Na formação do CSKA de Moscovo, o guarda-redes Akinfeev e os defesas Ignashevich, Alexei Berezutski e Vasili Berezutski e o médio sueco Wernbloom, todos com mais de 30 anos, são os sustentáculos da equipa, mas a ‘estrela’ é Dzagoev.

O Benfica arranca em casa com o CSKA Moscovo (12 se setembro), desloca-se à Suíça (27) e cumpre, depois, os dois jogos com o Manchester United, a 18 de outubro, na Luz, e a 21, em Old Trafford. Segue-se a deslocação à Rússia (22 de novembro) e, a fechar, a receção ao Basileia (05 de dezembro).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?