loading

Crónica: Estoril cumpre a tradição com o Tondela e deixa último lugar

O Estoril Praia somou hoje um importante triunfo na receção ao Tondela, por 3-0, em jogo da 20.ª jornada da I Liga de futebol, que lhe permitiu deixar o último lugar e fugir provisoriamente aos lugares de descida.

Crónica: Estoril cumpre a tradição com o Tondela e deixa último lugar

Entre estorilistas e beirões confirmou-se que a tradição ainda é o que era: o Estoril havia vencido os cinco jogos que as duas equipas disputaram na primeira divisão e o encontro desta noite não foi exceção.

Uma boa exibição e os golos de Pêpê (05), Lucas Evangelista (45) e Allano (71) ditaram o regresso às vitórias.

Num Estádio António Coimbra da Mota ainda privado da bancada Norte, na sequência da interdição declarada após as fissuras detetadas a 15 de janeiro no jogo com o FC Porto, os adeptos estorilistas puderam finalmente celebrar. Por sua vez, o Tondela nunca conseguiu ser hoje a equipa tranquila que tem sido e passou ao lado do jogo.

O mercado de janeiro só fecha esta quarta-feira, mas o impacto foi já imediato no Estoril. Apesar dos poucos dias de trabalho, o técnico Ivo Vieira não se coibiu de lançar a titular cinco dos seis reforços que chegaram em janeiro: Renan Ribeiro, Ailton, Dankler, Gonçalo Santos e Ewandro Costa. E a aposta foi mais do que ganha.

O golo de Pêpê, aos cinco minutos, deu o mote para a atuação positiva dos estorilistas. Porém, o desafio podia ter tomado uma direção distinta, com Ricardo Costa a ameaçar o golo num cabeceamento perigoso, aos três. A felicidade que escapou ao Tondela encontrou-a o jovem médio, num remate colocado de fora da área.

Apoiado na dinâmica renovada que Ailton e Gonçalo Santos, sobretudo, conseguiam impor na equipa, o Estoril dominou o encontro. A formação de Pepa só conseguiu equilibrar verdadeiramente depois da meia hora, mas acabou por ser castigada ainda antes do intervalo, aos 45 minutos, com um golo monumental de Lucas Evangelista.

A vantagem justa ao intervalo para os anfitriões fez o Tondela regressar com um pouco mais de agressividade, mas para uma reação eficaz faltou muita inspiração. Os beirões praticamente não criaram ocasiões de golo e pareceram sempre à mercê de novo golpe. Ato contínuo, o Estoril chegou mesmo ao 3-0 com um tento ‘nascido no banco'.

Bruno Gomes surgiu isolado perante o guardião Cláudio Ramos, mas assistiu para Allano encostar sem qualquer oposição para o golo. O lance começou por ser invalidado por fora de jogo, mas o vídeoárbitro acabou por corrigir a decisão e o juiz João Pinheiro validou mesmo o terceiro para os estorilistas.

Com o tempo a correr a seu favor, o Estoril geriu com segurança o resto da partida e somou o segundo triunfo nos últimos 17 encontros. A equipa de Ivo Vieira ficou agora com 15 pontos e ultrapassou, assim, provisoriamente o Desportivo das Aves e o Vitória de Setúbal, saindo da zona de descida. Já o Tondela, mantém o sereno 10.º lugar, com 22 pontos.

Programa da jornada

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2018
Portimonense - Rio Ave, 4 - 1
Paços Ferreira - Feirense, 2 - 1
Belenenses - Benfica, 1 - 1

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018
Estoril - Tondela, 3 - 0
Sp. Braga - Desp. Aves, 2 - 0
Moreirense - FC Porto, 0 - 0

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018
Boavista - Marítimo, 2 - 1
Desp. Chaves - V. Setúbal, 2 - 2
Sporting - V. Guimarães, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?