loading

Algarve Cup: Portugal termina no terceiro lugar da prova

A seleção feminina de Portugal fez hoje história, ao terminar pela primeira vez no pódio da Algarve Cup, ao vencer a Austrália por 2-1.

Algarve Cup: Portugal termina no terceiro lugar da prova

No Estádio Municipal de Albufeira, Nádia Gomes (38 minutos) e Vanessa Marques (56) assinaram os golos portugueses, tendo Caytlin Cooper (45+3) marcado para a Austrália, formação que ainda desperdiçou uma grande penalidade a cinco minutos do final.

Portugal conseguiu na edição deste ano a melhor classificação de sempre na Algarve Cup, evento disputado anualmente por algumas das melhores seleções mundiais da modalidade.

A seleção portuguesa somou duas vitórias na fase de grupos, uma na abertura com a China (2-1) e outra no encerramento com a Noruega (2-0), com um empate pelo meio com a Austrália (0-0), terminando no segundo lugar do grupo A em igualdade pontual com as australianas, sete pontos, mas com menos golos marcados.

No conjunto das 24 edições, Portugal tinha como melhor classificação um quinto lugar, na edição inaugural da prova em 1994, na altura disputada apenas por seis equipas, e, desde então, nunca a seleção portuguesa tinha terminado acima do sétimo posto.

Em Albufeira, a Austrália entrou melhor no jogo com maior agressividade ofensiva, dominando o meio campo e obrigando a seleção portuguesa a jogar perto da sua área, embora sem criar ocasiões de golo.

Só a partir dos 12 minutos é que a formação comandada por Francisco Neto conseguiu contrariar o melhor jogo da Austrália e sair do seu meio campo, num lance de contra-ataque anulado pelas defensoras australianas.

O maior domínio australiano quase que resultava em golo, quando, aos 32 minutos, Elise Kelloond-Knight de livre direto fez a bola embater com estrondo na barra da baliza de Inês Pereira, naquela que foi a melhor ocasião da partida.

Seis minutos depois e contra a corrente do jogo, Portugal abriu o marcador por intermédio de Nádia Gomes, num lance em que a bola ressaltou na jogadora portuguesa, após um mau atraso de uma defensora australiana.

Contudo, a vantagem portuguesa durou pouco mais de oito minutos e, antes do intervalo, a Austrália empatou por intermédio de Catlin Cooper, na sequência de um livre direto.

No segundo tempo, o selecionador nacional colocou em campo Matilde Fidalgo, Jéssica Silva e Diana Silva, dando a Portugal uma dinâmica ofensiva maior e ocasiões de golo mais frequentes.

Aos 56 minutos, a maior superioridade das jogadoras portuguesas resultou no segundo golo, assinado por Vanessa Marques, com um remate forte e colocado, sem hipótese de defesa para a guarda-redes australiana, minutos depois de Diana Silva (52) ter falhado a baliza deserta.

A partir do segundo golo, o domínio português acentuou-se, sucedendo-se as oportunidades para ampliar o marcador, com Jéssica Silva em evidência ao falhar por duas vezes o remate, quando tinha apenas a guarda-redes adversária pela frente.

A cerca de seis minutos do final, Portugal poderia ter deitado tudo a perder, quando Sílvia Rebelo travou em falta na área uma adversária, provocando uma grande penalidade, mas a guarda-redes Inês Pereira susteve o remate das australianas, garantindo a vitória e o terceiro lugar do pódio.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?