loading

Crónica: Brasil empata e Neymar 'procura-se'

O Brasil, ainda com Neymar longe da melhor forma, estreou-se hoje no Mundial2018 de futebol, que está a decorrer na Rússia, com um empate frente à Suíça (1-1), num encontro em que os ‘canarinhos’ acordaram demasiado tarde.

Crónica: Brasil empata e Neymar 'procura-se'

Em Rostov do Don, Philippe Coutinho deu uma justa vantagem ao Brasil logo aos 20 minutos, culminando da melhor forma uma entrada forte no encontro da formação de Tite, que após o tento optou, com alguma surpresa, por baixar o ritmo e recuar as suas linhas.

Os brasileiros ‘adormeceram’ e a Suíça aproveitou para chegar ao empate, aos 50 minutos, por Zuber, que apareceu totalmente solto na pequena área, na sequência de um pontapé de canto.

Com Neymar notoriamente limitado e sem o ritmo desejado para um Mundial, o Brasil só perto do fim da partida é que criou oportunidades para chegar à vitória, mas o resultado acabou por manter-se, deixando a Sérvia no isolada no topo do Grupo E, já que no primeiro jogo do dia bateu a Costa Rica, por 1-0.

Com uma equipa recheadas de ‘estrelas’ e com uma frente ofensiva de ‘respeito’, o Brasil prometeu muito no início da partida, mesmo sem a habitual ‘explosão’ de Neymar.

A Suíça remeteu-se ao seu meio campo, tal o poder demonstrado por Willian, Gabriel Jesus e Coutinho, e foi mesmo o jogador do FC Barcelona a abrir a contagem, aos 20 minutos, com um dos melhores golos do torneio até agora.

Com surpresa, em vantagem, o Brasil mudou subitamente a sua forma de atuar, fazendo baixar as suas linhas e ficando mais ‘tímido’ na altura de atacar, algo que a Suíça aproveitou para ter mais bola, embora sem conseguir criar qualquer perigo junto ao guarda-redes Alisson.

O benfiquista Seferovic foi titular na formação helvética, mas esteve totalmente inofensivo até à altura em que foi substituído por Embolo, aos 80 minutos.

O Brasil manteve a atitude no arranque da segunda parte e pagou caro, já que Zuber aproveitou a única oportunidade dos suíços em toda a partida, aos 50 minutos, e refez a igualdade.

Na sequência de um canto, o médio do Hoffenheim apareceu totalmente sozinho na pequena área e, perante um Alisson pregado ao relvado, cabeceou com sucesso para as redes.

Apontado como o principal favorito à conquista do Mundial2018, o Brasil viu-se subitamente empatado com a Suíça e com Neymar praticamente ausente do encontro. A estrela ‘canarinha’, que vem de uma paragem de três meses, bem tentou, mas está a ‘milhas’ do seu habitual nível exibicional.

O Brasil voltou a tomar conta da partida, mas desta vez a Suíça construiu com sucesso uma ‘muralha’ defensiva que foi anulando qualquer tentativa rival.

Só na fase final do jogo é que o Brasil ficou perto de golo da vitória, primeiro por Firmino, que obrigou Sommer a boa defesa, e depois por Miranda, que falhou por pouco, com o guardião helvético totalmente batido.

Já na fase do ‘desespero’, nos descontos, Schär impediu o triunfo dos sul-americanos com corte providencial já dentro da pequena área.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?