loading

Crónica: Vitória derrota Jeunesse Esch com golo de Joseph nos segundos finais

Um golo de Joseph, aos 90+3 minutos, permitiu hoje ao Vitória de Guimarães vencer os luxemburgueses da Jeunesse Esch, por 1-0, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, disputado no Luxemburgo.

Crónica: Vitória derrota Jeunesse Esch com golo de Joseph nos segundos finais

Longe de deslumbrar, a equipa portuguesa controlou todo o jogo perante um adversário muito recuado e desperdiçou várias ocasiões até ao momento em que o médio ganês bateu o guardião Kévin Sommer, na sequência de um lançamento longo de Pedro Henrique para a área e de uma bola amortecida por Davidson, que o deixou isolado.

Depois de terem alcançado o segundo triunfo fora de casa em provas europeias, os vimaranenses partem em vantagem para a segunda mão, agendada para 01 de agosto, em Guimarães, e já sabem que, em caso de apuramento, vão defrontar o Ventspils, da Letónia, ou o Gzira United, de Malta - os letões venceram hoje por 4-0, em casa.

Sob uma temperatura próxima dos 40 graus Celsius, as duas equipas proporcionaram uma primeira parte lenta, com os portugueses a assumirem totalmente a iniciativa atacante e a criarem todas as ocasiões para marcar nesse período, perante um adversário muito recuado, que baseou o seu jogo ofensivo exclusivamente no contra-ataque.

A equipa de Guimarães falhou duas situações de golo no primeiro quarto de hora, em remates por cima de Tapsoba, aos seis minutos, e de Davidson, aos 12, e voltou a estar perto de inaugurar o marcador aos 24, quando Rafa Soares atirou ao lado, em resposta a uma bola afastada pelo guardião Kévin Sommer.

Após a pausa para hidratação, aos 25 minutos, a turma de Ivo Vieira perdeu ascendente e viu a Jeunesse subir esporadicamente à sua área, principalmente pelo extremo Duriatti, mas voltou a ameaçar o golo na fase final do primeiro tempo.

Pedro Henrique cabeceou ao ‘ferro’, após canto de Rochinha, ao minuto 38, antes de, mesmo em cima do intervalo, Alexandre Guedes e Davidson terem visto o guardião adversário negar-lhes o golo no mesmo lance.

A história da primeira parte repetiu-se na segunda, com os vitorianos a circularem frequentemente a bola no meio-campo adversário, perante uma Jeunesse várias vezes ‘encostada' à sua área, com oito ou nove elementos.

A equipa lusa voltou a ‘cheirar' o golo num remate de João Carlos Teixeira, intercetado por Milos Todorovic em cima da linha de golo, aos 52 minutos, e num cabeceamento de Joseph ao lado, aos 60, já depois de Halim Meddour ter protagonizado, aos 59, o primeiro lance perigoso dos luxemburgueses.

Os pupilos de Ivo Vieira começaram, porém, a acusar cansaço e sentiram cada vez mais dificuldades para ‘furar' o ‘muro' erguido pela Jeunesse.

A equipa de Esch-sur-Alzette, a jogar em casa emprestada, o estádio Josy Barthel, saiu mais vezes para o contra-ataque e ameaçou o golo num remate de Yannick Makota, aos 82 minutos, mas o Vitória, já quando não parecia ter fôlego para desfazer o ‘nulo', teve tempo de resolver o jogo a seu favor, por Joseph.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?