loading

LE: Benfica e FC Porto na 'Champions', Braga na Escócia e Sporting na Turquia

Benfica e FC Porto vão defrontar nos 16 avos de final da Liga Europa em futebol adversários provenientes da ‘Champions’, o Sporting de Braga um conjunto que ‘superou’ os ‘dragões’ e o Sporting uns ‘simpáticos’ turcos.

LE: Benfica e FC Porto na 'Champions', Braga na Escócia e Sporting na Turquia

Segundo ditou o sorteio hoje realizado em Nyon, na Suíça, os ucranianos do Shakhtar Donetsk (Benfica), orientados pelo português Luís Castro, os alemães do Bayer Leverkusen (FC Porto), os escoceses do Rangers (Sporting de Braga) e o Istambul Basaksehir (Sporting) são os oponentes das equipas lusas.

Desta forma, o Benfica ‘regressa’ à ‘Champions’, já que o embate com o Shakhtar opõe dois dos quatro melhores terceiros da prova ‘rainha’: as ‘águias’ perderam para Leipzig e Lyon e os ucranianos para Manchester City e a estreante Atalanta.

O conjunto agora comandado por Luís Castro já encontrou equipas portuguesas em nove ocasiões, tendo defrontado os ‘encarnados’ na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2007/08, com a equipa lusa a acabar no terceiro lugar e os ucranianos no quarto.

O Shakhtar venceu na Luz por 1-0, na segunda jornada, com um tento do brasileiro Jádson, mas, na última ronda, o Benfica vingou-se em Donetsk, vencendo por 2-1, com um ‘bis’ de Óscar Cardozo, num resultado que valeu a ‘queda’ para a Taça UEFA.

No campeonato ucraniano, que está parado e só vai retomar no fim de semana de 22 e 23 de fevereiro de 2020, já depois da primeira mão dos 16 avos de final, a 20, o Shakhtar é líder invicto (16 vitórias e dois empates), 14 pontos à frente do Dínamo Kiev.

Para o FC Porto, calhou um conjunto que nunca defrontou na Europa, mas que já se cruzou por oito vezes com o futebol luso, incluindo o inesquecível embate com o Benfica de 1993/94, nos ‘quartos’ da Taça das Taças: 1-1 na Luz e 4-4 na Alemanha.

O Bayer Levekusen ainda caiu mais duas vezes face a conjuntos lusos (Benfica e Belenenses), mas também soma dois apuramentos, como no último confronto, com o Sporting, nos 16 avos de final da Liga Europa de 2015/16: 1-0 em Alvalade e 3-1 em casa.

No campeonato germânico, o conjunto que ficou atrás de Juventus e Atlético Madrid e à frente de Lokomotiv Moscovo no Grupo D da ‘Champions’ é sétimo, com 25 pontos, a oito do líder Leipzig e apenas a dois do Bayern Munique, quinto.

Ao Sporting de Braga, que não perde na Europa há 13 jogos, um novo recorde português, o sorteio colocou-lhe no caminho um Rangers que, na fase de grupos, ficou atrás do FC Porto no Grupo G, mas sem perder com os ‘dragões’ (1-1 fora e 2-0 em casa).

Em recuperação, depois de uma queda nos escalões secundários do futebol escocês, o Rangers, que já foi conhecido como Glasgow Rangers, também já encontrou na Europa Sporting, Boavista e Marítimo, mas nunca os ‘arsenalistas’.

O conjunto orientado Steven Gerrard, que recentemente renovou contrato até 2024, é segundo classificado no campeonato da Escócia, a dois pontos do rival Celtic, estando, assim, na luta por um título que lhe escapa desde 2010/11.

O Sporting, que não era cabeça de série no sorteio e é o único que, assim, começa em casa, acabou por calhar com o adversário teoricamente mais acessível, o Basaksehir, de Miguel Vieira, que surpreendeu na fase de grupos, ao ficar à frente da Roma, de Paulo Fonseca, e do eliminado Borussia Mönchengladbach.

A equipa que o Sporting de Braga encontrou na fase de grupos de 2017/18 – vitórias caseiras por 2-1, mas os portugueses seguiram em frente e os turcos não – é quarta no campeonato interno, mas pode ainda hoje saltar para o segundo posto.

Os jogos dos 16 avos de final a Liga Europa estão marcados para 20 e 27 de fevereiro, sendo exceção a segunda mão do embate entre Sporting de Braga e Rangers, que se jogará a 26, culpa da proximidade do jogo do FC Porto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?