loading

Covid-19: ONU apoia programa de assistência financeira a famílias timorenses

A ONU anunciou hoje um apoio financeiro e técnico ao Governo timorense para a implementação do programa de assistência financeira às famílias, no âmbito das medidas socioeconómicas de resposta à pandemia da covid-19.

Covid-19: ONU apoia programa de assistência financeira a famílias timorenses

“Uma resposta oportuna, rápida e coordenada ajudará a reduzir o impacto socioeconómico devastador da covid-19”, afirmou o coordenador residente das Nações Unidas Roy Trivedy.

As Nações Unidas vão fornecer assistência técnica no valor de 934 mil dólares (cerca de 862 mil euros) e apoio técnico através da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da ONU Mulheres “para auxiliar o Ministério da Solidariedade Social e Inclusão (MSSI) e parceiros relacionados na implementação do programa de proteção social que ajudará as famílias em Timor-Leste durante este período difícil”.

O financiamento será dado pelo Fundo de Resposta e Recuperação da covid-19 da ONU, estabelecido pelo secretário-geral, António Guterres.

Em concreto, 748 mil dólares (cerca de 690 mil euros) vão ser transferidos para o Fundo COVID-19 do Governo “especificamente direcionado para ajudar a implementar o programa de assistência” às famílias do MSSI.

O restante vai ser utilizado, através da ONU Mulheres, “para auxiliar o processo de monitorização e avaliação do programa”, incluindo apoio a grupos da sociedade civil, organizações de mulheres e grupos marginalizados, e instituições governamentais relevantes.

“Também serão mobilizados outros conhecimentos técnicos e apoio em espécie através de outras agências da ONU em Timor-Leste para apoiar os Ministérios relevantes envolvidos na implementação deste programa muito importante e oportuno”, explicou.

O Governo timorense aprovou um pacote de medidas socioeconómicas para responder ao impacto da pandemia da covid-19 que inclui um subsídio direto de 100 dólares (cerca de 90 euros) por mês, durante três meses, às famílias timorenses.

De acordo com as contas governamentais, a assistência deverá ter um custo total de cerca de 68 milhões de dólares (cerca de 63 milhões de euros). As listas de beneficiários da assistência ainda estão a ser concluídas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 256 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?