loading

Crónica: Benfica sentiu que ‘não há duas sem três’ na UEFA Youth League

O Benfica, finalista pela terceira vez, voltou hoje a falhar a conquista da UEFA Youth League de futebol, ao perder por 3-2 diante do Real Madrid, na final da sétima edição da prova, disputada em Nyon, na Suíça.

Crónica: Benfica sentiu que ‘não há duas sem três’ na UEFA Youth League

Depois de ter perdido as finais de 2014 e 2017, perante FC Barcelona e Salzburgo, o Benfica voltou a sucumbir' no jogo decisivo, desta feita perante um conjunto madrileno que conquistou a competição pela primeira vez e que ‘vingou' os desaires impostos pelos ‘encarnados' nas meias-finais daquelas duas edições.

O Real Madrid sucede, assim, ao FC Porto, que tinha erguido o troféu na temporada passada, mas o desfecho poderia, eventualmente, ter sido outro, caso Tiago Dantas tivesse convertido uma grande penalidade no segundo tempo, que daria o empate 3-3 às ‘águias'.

Os madrilenos mostraram ser uma equipa extremamente pragmática e agressiva a defender, e incisiva nas ações ofensivas, o que lhe permitiu, desde logo, anular a entrada dominadora do Benfica e inaugurar o marcador, por Pablo Rodríguez, aos 26 minutos.

Sem espaços para atacar por dentro, tal a coesão dos ‘merengues', o Benfica procurava tirar partido de iniciativas de Úmaro Embaló e Tiago Araújo nas linhas, mas sem sucesso, sendo que, em cima do intervalo, o ‘azarado' Henrique Jocú marcou na baliza errada e dilatou a vantagem do Real Madrid, aos 45 minutos.

Mesmo jogando na sua posição de origem (médio ofensivo), mas não naquela em que se tem distinguido nos últimos anos (avançado), Gonçalo Ramos comprovou, mais uma vez, que já está noutro patamar competitivo e relançou o Benfica por duas vezes no jogo, ao marcar aos 49 e 57 minutos.

Contudo, pelo meio dos dois tentos do jovem avançado, Miguel Gutiérrez já tinha feito o terceiro do Real Madrid, aos 50 minutos, dificultando a reação benfiquista. Ainda assim, a formação comandada por Luís Castro esteve a ‘11 metros' de alcançar o empate, só que Luis López defendeu o penálti apontado pelo ‘capitão' Tiago Dantas, aos 67.

A pressão do Benfica acentuou-se com o passar dos minutos e aumentou a imprevisibilidade do desfecho da partida, que esteve próximo de ser alterado já em tempo de compensação.

Aos 90+4 minutos, Luis López opôs-se com agilidade ao remate de Gonçalo Ramos e, na sequência da jogada, viu Henrique Araújo acertar em cheio na trave, naquele que foi o último ‘suspiro' das aspirações ‘encarnadas' na Youth League.

Gonçalo Ramos terminou a sétima edição da UEFA Youth League com oito golos, sendo o melhor marcador da competição, a par de Roberto Piccoli, da Atalanta.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?