loading

Mundial Sub-20: Gana vence Brasil e conquista primeiro título para África

Uma equipa Gana em inferioridade numérica desde os 37 minutos tornou-se hoje o primeiro país africano a conquistar o Mundial de futebol de sub-20, ao vencer na final o Brasil, por 4-3, no desempate por grandes penalidades.

Mundial Sub-20: Gana vence Brasil e conquista primeiro título para África

Após 120 minutos sem golos no Estádio do Cairo, o Gana desforrou-se da final perdida para os brasileiros em 1993, graças ao remate decisivo de Agyemang-Badu e à defesa do guarda-redes Daniel Agyei à grande penalidade de Alex Teixeira.

O Gana, que também já tinha perdido a final de 2001, perante a Argentina, resistiu à pressão da favorita equipa ''canarinha'', mesmo tendo ficado reduzida a 10 jogadores ainda na primeira parte, por expulsão de Daniel Addo, aos 37 minutos.

O Brasil, campeão em 1983 (México), 1985 (URSS), 1993 (Austrália) e 2003 (Emiratos Árabes Unidos), voltou a perder uma final do Mundial de sub-20 no desempate por grandes penalidades, depois do desaire sofrido em Lisboa, perante Portugal, em 1991.

O Gana sucedeu à Argentina, que não se qualificou para a fase final da edição de 2009, disputada no Egipto, enquanto os brasileiros falharam a possibilidade de conquistar o quinto troféu e aproximar-se do rival sul-americano, vencedor da prova por seis vezes.

O Gana, que viu ainda o avançado Dominic Adiyiah sagrar-se melhor marcador, com oito tentos, beneficiou também da inferioridade física durante todo o prolongamento do defesa brasileiro Rafael Toloi, motivada por uma falta violenta de um jogador ganês.

Na ''lotaria'' das grandes penalidades, o Brasil chegou a estar em vantagem, mas Maicon falhou o remate que poderia ter dado o triunfo aos sul-americanos, atirando de forma desastrada sobre a barra.

O jogo de apuramento do terceiro e quarto lugares também foi decidido no desempate por grandes penalidades, com a vitória da Hungria sobre a Costa Rica por 2-0, após uma igualdade a uma bola no fim do prolongamento.

Além da vitória caseira em 1991, a ''equipa das quinas'' também conquistou o ceptro em 1989, na Arábia Saudita, ambos sob o comando de Carlos Queiroz, actual seleccionador principal de Portugal.

Sob a arbitragem de Frank De Bleeckere (Bélgica), as equipas alinharam:

- Gana: Agyei, Inkoom, Mensah, Addo, Addy, Quansah (Agyemang, 107), Agyemang-Badu, Ayew, Rabiu (Addae, 101), Osei (Kassenu, 65) e Adiyiah.

- Brasil: Rafael, Douglas (Wellington Júnior, 41), Dalton, Toloi, Renan (Maicon, 75), Diogo, Alex Teixeira, Alan Kardec, Giuliano, Paulo Henrique (Douglas Costa, 64) e Souza.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?