loading

Governo homenageia Lima Bello «um dos maiores da história do olimpismo português»

O Governo prestou homenagem a Fernando Lima Bello, ex-membro do Comité Olímpico Internacional (COI), que hoje morreu, aos 89 anos, numa mensagem divulgada no Twitter.

Governo homenageia Lima Bello «um dos maiores da história do olimpismo português»

"Presto homenagem a Fernando Lima Bello, ao tomar conhecimento do seu falecimento. Um dos maiores da história do olimpismo português, foi ainda, como atleta, campeão do mundo de vela. À sua família, aos seus amigos, ao Comité Olímpico de Portugal (COP) e à Federação Portuguesa de Vela (FPV) apresento as sentidas condolências", escreveu o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Fernando Lima Bello foi membro do COI entre 1989 e 2010, tendo sido o primeiro elemento a abdicar antes do limite de idade de 80 anos, quando lhe foi diagnosticado Alzheimer, assumindo, depois, o cargo de membro honorário no organismo olímpico internacional.

Antigo velejador olímpico, foi 17.º no México1968 e 21.º em Munique1972, ambas na classe dragão, presidiu à FPV depois de 1975 e ao COP, entre 1981 e 1989, tendo ainda sido praticante de ténis e futebol.

Em comunicado, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), enviou "uma sentida mensagem condolências à família enlutada e à família olímpica portuguesa pelo desaparecimento de uma glória do desporto nacional", destacando Lima Bello como "uma figura incontornável da nossa história e memória desportiva".

Nascido em 27 de novembro de 1931, engenheiro de profissão, foi distinguido em vida pelo COI com a Ordem Olímpica, em 2011, em Durban, com o colar de mérito desportivo e com a Ordem do Infante Dom Henri

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?