loading

Desfalques no Flamengo: especialista analisa causas e alerta sobre lesões desportivas

O Flamengo já viveu dias mais tranquilos em sua escalação. Além de lidar com os desfalques de importantes jogadores como Gabigol e Everton Ribeiro, por conta dos jogos da seleção brasileira, o time ainda tem passado por momentos delicados sem jogadores que estão sob os cuidados do departamento médico.

Desfalques no Flamengo: especialista analisa causas e alerta sobre lesões desportivas

Contra o Juventude pelo Campeonato Brasileiro, o rubro negro atuou sem a presença de David Luiz, Diego Ribas, Bruno Henrique e Arrascaeta, fato que preocupou os torcedores que sonham com o tri brasileiro. Com técnicas e estratégias de jogo, a equipe carioca passou com esmero pelo Juventude, porém, as lesões desportivas do elenco principal merecem atenção de todos os atletas.

De acordo com o Dr. Felipe Carvalho, especialista em medicina regenerativa, é importante entender que existem dois tipos de lesões desportivas: as traumáticas, causadas por situações pontuais e as de continuidade, causadas por uso excessivo. “As lesões traumáticas, muitas vezes, não conseguimos evitar. Mas, as que são feitas por excesso de treinamento merecem atenção porque, às vezes, não são percebidas”, explica o médico.

O especialista chama atenção ainda para os sintomas que ultrapassam o físico. De acordo com ele, as lesões geralmente acontecem quando os atletas perdem o foco e estão com um nível de estresse mental muito elevado, o que também pode ser causado por excesso de treinamento. “Equipes que tenham várias lesões em um mesmo grupo, devem começar a avaliar a possibilidade de existir uma sobrecarga de treinamentos”, afirma.

Atualmente, existem medidores que podem ajudar a identificar situações de alerta para evitar lesões por continuidade. Porém, o médico defende que é necessário pensar além dos problemas musculares, sendo essenciais os cuidados especiais com ligamentos, tendões, cartilagens e todo o sistema ósseo-muscular. “Se o atleta for suficientemente inteligente com o departamento médico, no início de dor ele avisa. Porque toda lesão que for equalizada no começo tem muito mais opções de tratamento”, aconselha o Dr. Carvalho.

Sobre o Dr. Felipe Carvalho
Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o tenista uruguaio Pablo Cuevas, o jogador de futebol Rodrigo e Ferreirinha do Grêmio. O Gaúcho, possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?