loading

V. Guimarães: Pepa promete Vitória com toda a «energia» concentrada em bater ‘aflito’ Tondela

O treinador do Vitória de Guimarães, Pepa, afirmou hoje que o «foco» e a «energia» da equipa estão totalmente dirigidos para bater o ‘aflito’ Tondela, no domingo, em partida da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

A cinco pontos do quinto lugar a que almeja, ocupado pelo Gil Vicente, a formação vimaranense parte para o duelo no Estádio João Cardoso com “confiança total”, não só pelo “último jogo”, em que goleou o Paços de Ferreira (4-0), mas também pelo “conforto” com que os jogadores se têm exprimido no relvado, adiantou o técnico.

“A energia vai ser toda dirigida para o jogo de amanhã [domingo], para um jogo tremendamente difícil, numa casa que conheço bem. O foco é só um: os três pontos”, disse, na antevisão à partida marcada para as 20:30.

Depois de “tantos ‘sobe e desce’” a nível exibicional, o ‘timoneiro’ vitoriano realçou que o plantel não pode “deixar fugir” a “consistência” recém-adquirida “por nada” e só admite não conseguir os três pontos se, concluídos os 90 minutos, a equipa beirã, a quem deu os parabéns pela ida à final da Taça de Portugal, for “melhor”.

O Tondela, formação que Pepa orientou entre as temporadas 2016/17 e 2018/19, ocupa o 17.º lugar, com 25 pontos e apenas uma vitória nas últimas 10 jornadas, perante o Marítimo (3-1), mas o técnico avisou que “cada jogo tem a sua história”, ao lembrar o desaire vitoriano com o Belenenses SAD, lanterna-vermelha, em fevereiro (1-0).

“Sei muito bem que o objetivo principal do Tondela é o campeonato. A classificação vale o que vale. Lembro-me muito bem que, depois da vitória contra o Braga [2-1], fomos jogar contra o Belenenses SAD e fizemos uma exibição má. Isto não é um alerta. É o que é”, frisou.

O treinador sublinhou, aliás, que a equipa ‘auriverde’ tem “competência individual e coletiva”, com uma “linha de três defesas bem definida”, “laterais a darem muita profundidade” e Salvador Agra e Rafael Barbosa a desequilibrarem na frente.

Agradado com a extensão dos contratos de atletas jovens, como Miguel Maga e Hélder Sá, que oficializaram as renovações nesta semana e têm jogado devido às suas “competências”, Pepa elogiou também o avançado Oscar Estupiñán, enquanto “profissional exemplar”, a propósito de uma questão sobre o fim do contrato que o liga ao Vitória.

“Independentemente de acabar o contrato, o foco dele está com a equipa e connosco. O Oscar é daqueles que dão tudo dentro de campo, nos jogos e nos treinos”, afirmou, a propósito do dianteiro colombiano, autor de 12 golos na presente edição da I Liga.

O treinador de 41 anos comentou ainda a ausência do internacional português Quaresma, sem qualquer minuto nas quatro jornadas mais recentes, tendo defendido que as “opções” fazem “parte do futebol”, pese o “respeito tremendo” pela carreira do extremo de 38 anos.

“O que é assunto é o respeito tremendo pelo Ricardo [Quaresma]. Independentemente do nome, da idade, do ruído, tenho de tomar opções. Não tenho nada a apontar ao Ricardo [Quaresma]. Faz parte do futebol tomar opções”, disse.

O Vitória de Guimarães, sexto classificado da I Liga portuguesa, com 42 pontos, defronta o Tondela, 17.º, com 25, em partida agendada para as 20:30 de domingo, no Estádio João Cardoso, em Tondela, com arbitragem de Gustavo Correia, da Associação de Futebol do Porto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?