loading

Crónica: Sarabia saltou do banco para 'virar' jogo e dar vitória ao Sporting em Portimão

Com um 'bis' do espanhol Sarabia, que tinha saído do banco minutos antes, o Sporting venceu hoje o Portimonense, por 3-2, numa vitória de 'honra' horas depois de ter perdido definitivamente o sonho do título de campeão.

Crónica: Sarabia saltou do banco para 'virar' jogo e dar vitória ao Sporting em Portimão

Os 'leões' quiseram brindar os cerca de dois mil adeptos que se deslocaram a Portimão e encheram a bancada para adeptos visitantes, num triunfo iniciado por Bruno Tabata, aos 12 minutos, antes de o conjunto algarvio dar a volta, com golos de Carlinhos (25) e Welinton Júnior (30), e Sarabia ter garantido a vitória com tentos aos 71 e 76.

Com a terceira vitória seguida a somar pelo menos três golos, o Sporting segue no segundo posto, que será a sua posição no final do campeonato, com 82 pontos, a três de igualar o pecúlio que, na época passada, lhe garantiu o título nacional, enquanto o Portimonense ocupa o 12.º lugar, com 35.

No Portimonense, registaram-se quatro novidades no 'onze' (Dacosta, Lazaar, Nakajima e Welinton Júnior) em relação à derrota da jornada anterior em Arouca (1-0), enquanto Rúben Amorim mudou dois elementos face à vitória (4-1) sobre o Gil Vicente, chamando Coates e Bruno Tabata.

Meia hora depois de o FC Porto ter carimbado o 30.º título nacional, as duas equipas entraram em campo com a certeza de que o jogo só servia para cumprir calendário, tendo o Sporting o segundo lugar seguro e o Portimonense a manutenção assegurada.

Com a honra a defender perante os seus adeptos, os 'leões' - com um trio ofensivo em que Bruno Tabata fazia a sua estreia a titular na Liga a jogar na chamada posição '9' - entraram em campo mais fortes e pressionantes.

Depois das ameaças de Pedro Gonçalves, num cabeceamento por cima (oito minutos), e de Tabata, com um remate à meia volta para fora (11), o jogador brasileiro acabou mesmo por marcar à sua anterior equipa, aos 12 minutos.

À direita, Marcus Edwards iniciou uma jogada pela linha de fundo, ultrapassou um adversário e centrou para Samuel 'sacudir' ao primeiro poste, com a bola a sobrar para o 'encosto' fácil de Tabata.

O Sporting manteve o ascendente, sem criar jogadas de perigo, e o Portimonense, que esteve praticamente 'desaparecido' em campo durante 25 minutos, acabou por 'virar' o resultado contra a corrente do encontro em apenas cinco minutos.

Carlinhos igualou aos 25, na marcação de um livre direto em que a bola ressaltou na barreira e traiu Adán, e Welinton Júnior assinou o 2-1 aos 30, na sequência de um erro de Gonçalo Inácio, que, com um mau passe a meio-campo, 'ofereceu' a bola ao avançado dos algarvios para este correr e, à entrada da área, 'picar' por cima do guardião espanhol para o seu quinto golo no campeonato.

Com o jogo 'aberto', o golo podia ter aparecido nas duas balizas até final da primeira parte: Nakajima, após combinação com Welinton Júnior e em boa posição na área, atirou fraco (33) e Tabata cabeceou à trave após cruzamento de Matheus Nunes (37).

No segundo tempo, o Sporting voltou a assumir o domínio territorial, com Rúben Amorim a operar várias alterações para dar mais 'frescura' à equipa, que ameaçou por Marcus Edwards, num remate para grande defesa de Samuel (61).

O espanhol Pablo Sarabia, um dos jogadores que saiu do banco, acabou por assinar a segunda 'remontada' do jogo, no espaço de cinco minutos, empatando ao segundo poste após cruzamento de Porro e primeiro remate falhado de Edwards (71) e 'bisando' após assistência de Tabata (76).

Perante uma equipa algarvia desmotivada e sem capacidade ofensiva, o Sporting continuou 'por cima', à procura do quarto golo, que só não chegou porque Samuel se aplicou para defender o 'tiro' forte de fora da área de Daniel Bragança (90).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?