loading

Guiné-Bissau tenciona convidar Yannick Djaló a representar selecção

O governo da Guiné-Bissau vai convidar o futebolista Yannick Djaló a representar a seleção guineense no âmbito das eliminatórias da África das Nações de 2012, disse hoje à agencia Lusa, o secretário de Estado do Desporto, Fernando Saldanha.

Guiné-Bissau tenciona convidar Yannick Djaló a representar selecção

Segundo o governante, o convite ainda não foi formulado mas deverá ter lugar nos próximos tempos, visando não só trazer Yannick Djaló como vários futebolistas guineenses, nascidos ou crescidos na Europa, mas que nunca representaram a seleção do país.

“O Governo pretende fazer ver ao Yannick e outros jogadores que seria uma honra para o país e um orgulho para eles representar a seleção nacional”, declarou Fernando Saldanha.

Yannick Djaló, nascido a 05 de Maio de 1986, em Bissau, cedo emigrou para Portugal com os pais, tendo já representado vários escalões das seleções portuguesas.

Djaló, actualmente a representar o Sporting Clube de Portugal, oficialmente nunca visitou a Guiné-Bissau desde que foi para Portugal.

Além de Yannick Djaló, o governo da Guiné-Bissau conta convidar outros jogadores de origem guineense, mas que nunca representaram o país, casos de Almani Moreira (conhecido no país pelo nome de Cadjucan) a actuar nos sérvios do Partizan de Belgrado e Ednilson (“Lubu”) jogador do Dínamo de Tiblissi da Geórgia.

“Há vários jogadores nessas circunstâncias em Portugal e em França, nesse país, por exemplo, já recebemos manifestação de disponibilidade de quatro jogadores nascidos lá, mas que nunca vieram sequer à Guiné”, afirmou o secretário de Estado do Desporto.

Fernando Saldanha disse que conta com a disponibilidade de todos e brevemente seguirá para Europa uma “missão técnica” para avaliação dos jogadores enquanto que o governo tratara dos convites aos atletas.

Por outro lado, o governo da Guiné-Bissau espera ter um técnico estrangeiro para orientar a seleção, tendo preferência num treinador português.

“Até porque falamos a mesma língua com Portugal. Gostaríamos de ter um técnico estrangeiro, mas a nossa preferência recai num treinador português, por razões óbvias”, frisou Saldanha.

A Guiné-Bissau está inserida no Grupo 10 da fase de qualificação para o CAN2012, que terá lugar na Guiné-Equatorial e o Gabão, juntamente com Angola, Quénia e Uganda.

O primeiro jogo do grupo terá lugar no dia 04 de setembro em Bissau diante do Quénia.

“O Governo vai tudo fazer para termos uma representação condigna, por isso vamos preparar uma boa seleção contando com os nossos melhores jogadores, estejam eles onde estiverem”, sublinhou o secretário de Estado do Desporto da Guiné-Bissau.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?