loading

Crónica: Portugal 'dizima' Nova Zelândia e mostra estar pronto para Play-off

A seleção portuguesa feminina de futebol mostrou hoje que está pronta para ‘carimbar’ na quarta-feira um inédito lugar no Mundial, ao golear a anfitriã Nova Zelândia por inapeláveis 5-0, num particular disputado em Hamilton.

Crónica: Portugal 'dizima' Nova Zelândia e mostra estar pronto para Play-off

No mesmo local onde quarta-feira jogará o acesso ao Campeonato do Mundo de 2023 com o vencedor do embate de sábado entre Camarões e Tailândia, Portugal foi muito superior a um conjunto face ao qual tinha perdido no único duelo (0-1 em Albufeira, em 2016).

Jéssica Silva (17 minutos) e Dolores Silva (42, de grande penalidade), na primeira parte, e Ana Capeta (63 e 69) e Tatiana Pinto (79), na segunda, materializaram a superioridade total das comandadas de Francisco Neto.

Portugal, que não perde desde o 0-5 com a Suécia, no Euro2022, há precisamente sete meses, chega ao Play-off Intercontinental depois de sete vitórias consecutivas, as outras face a Sérvia (2-1), Turquia (4-0), Bélgica (2-1), Islândia (4-1 após prolongamento), Haiti (5-0) e Costa Rica (1-0).

A cinco dias do jogo que pode valer um Mundial, Francisco Neto apostou para o último teste num ‘onze’ certamente muito diferente do que jogará com Camarões ou Tailândia, ainda que mantendo o ‘4-3-3’ dos últimos jogos e com a estreante Ana Seiça.

Depois de uns primeiros 10 minutos equilibrados, em que Chance, aos cinco, testou a atenção de Patrícia Morais, Portugal foi o primeiro a assustar, aos 13, num remate de Vannessa Marques, que, em boa posição, desperdiçou assistência de Telma Encarnação.

A formação lusa acabou, porém, por chegar ao golo pouco depois, aos 17 minutos: Lúcia Alves triangulou com Telma Encarnação e centrou da esquerda para a entrada da pequena área, onde apareceu Jéssica Silva, mais rápida, a marcar de cabeça.

O conjunto da casa teve uma reação imediata, com Rennie a marcar, aos 19 minutos, mas após fora de jogo da ex-‘leoa’ Hannah Wilkinson, e Chance, aos 21, e Bott, aos 23, a obrigarem Patrícia Morais a mostrar atenção.

O ‘momento’ das neo-zelandeses durou pouco, com Portugal a voltar a assumir o comando e a criar sucessivas ocasiões para chegar ao segundo tento, nomeadamente por Telma Encarnação (24 minutos), Vanessa Marques (28) e Ana Capeta (38).

Portugal acabou mesmo por aumentar a vantagem ainda antes do intervalo, aos 42 minutos, num penálti marcado com competência pela ‘capitã’ Dolores Silva, depois de uma falta de Taylor sobre Jéssica Silva, detetada pelo VAR.

Para a segunda parte, Francisco Neto fez quatro alterações, colocando Catarina Amado, Fátima Pinto, Tatiana Pinto e Diana Silva nos lugares de Ana Borges, Dolores Silva, Andreia Norton e Jéssica Silva, enquanto a Nova Zelândia trocou duas ‘peças’.

As mudanças não alteraram o sentido de jogo, com Portugal a continuar por cima e, com naturalidade, a chegar ao terceiro golo aos 63 minutos, com Diana Silva a roubar a bola a Bowen, na direita, e a centrar para o remate indefensável de Ana Capeta.

A avançada do Sporting só precisou de mais seis minutos para chegar ao ‘bis’, depois de aparecer novamente sozinha sobre a esquerda, sendo desta vez assistida por Telma Encarnação.

O conjunto das ‘quinas’ exercia uma superioridade cada vez mais acentuada e, aos 79 minutos, chegou ao quinto golo, num cabeceamento certeiro de Fátima Pinto, depois de uma mais uma assistência de Diana Silva desde a direita.

Até ao final do encontro, Portugal ainda poderia ter chegado à ‘meia dúzia’, mas Diana Silva (84 minutos) e Catarina Amado (86) não tiveram, desta vez, a melhor pontaria.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?