loading

QF Europeu-2024: 'Leões vermelhos' tentam melhor campanha de sempre

O Luxemburgo tem nos últimos anos tentado sair do fundo do futebol europeu e assumiu como objetivo protagonizar a melhor qualificação da sua história no caminho para o Europeu 2024, sem pensar, ainda, numa possível qualificação.

QF Europeu-2024: 'Leões vermelhos' tentam melhor campanha de sempre

A campanha da equipa comandada Luc Holtz, no cargo de selecionador há mais de uma década (entrou em 2010), até começou com um surpreendente empate na Eslováquia (0-0), prova do investimento e da aposta efetuada no futebol desse país, mas ainda curta, e cedo, para poder sonhar com uma fase final.

Antes de competir no Grupo J, em que está novamente incluído Portugal, a seleção luxemburguesa viveu uma das suas melhores fase de apuramento, neste caso para o Mundial2022, quando arrecadou três vitórias, uma das quais com a República da Irlanda (1-0), em Dublin, somando nove pontos no total do agrupamento.

Melhor, só mesmo na campanha para estar no Euro1996, quando chegou aos 10 pontos.

Entre os resultados recentes, há um empate na Turquia (3-3), numa Liga C da Liga das Nações, em que sofreu apenas uma derrota, com os turcos, mas em casa (2-0). Antes do arranque do apuramento para o próximo Europeu, o empate (2-2) num particular com a Hungria também chama a atenção.

Mesmo assim, o Luxemburgo continua sem argumentos para competir com as seleções de topo, incluindo Portugal, mas, numa dia bom e num dia mau do adversário, poderá causar surpresa.

Holtz, antigo médio e atualmente com 53 anos, tem liderado este progresso, não só a comandar a equipa no relvado, mas igualmente na prospeção de novos jogadores que sejam elegíveis para poder representar o país.

É o caso do extremo Gerson Rodrigues, nascido em Almada e atualmente a grande figura da seleção do Luxemburgo, a par do guarda-redes Anthony Moris, que representa o surpreendente Saint-Gilloise, da Bélgica, e do avançado Danel Sinani, há vários anos no futebol inglês.

O médio Leandro Barreiro, de origem angolana, joga no Mainz, o ‘dinamarquês’ Mathias Olesen também atua na Bundesliga (Colónia), e o lateral esquerdo Mica Pinto, que fez toda a formação no Sporting, atua nos Países Baixos.

Com este trabalho, em que junta jogadores praticamente todos profissionais, o Luxemburgo ganhou uma nova competitividade e até construiu um novo estádio, bem moderno, substituindo o ‘velhinho’ Josy Barthel, utilizado desde 1931 e que está a caminho da demolição.

O último jogo na antiga casa do Luxemburgo foi em 27 de março de 2021, precisamente contra Portugal (1-3).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?