loading

Claques em foco: Portugal conta com 19 claques legalizadas, sete são de clubes da I Liga

O FC Porto e o futebol português encontram-se envoltos numa tempestade que vai para além das quatro linhas, com a detenção de Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, principal claque afeta ao emblema azul e branco.

Claques em foco: Portugal conta com 19 claques legalizadas, sete são de clubes da I Liga

A detenção de Madureira, conhecido como "Macaco", figura carismática e influente das claques do FC Porto, é o ponto central de uma investigação policial em curso, denominada Operação Pretoriano.

Esta operação, desencadeada pelas autoridades, não se limita a Madureira, abrangendo também a sua esposa, Sandra Madureira, entretanto já libertada, outros membros destacados dos Super Dragões, assim como funcionários do FC Porto.

Além da detenção de Madureira, outro ponto de destaque é a implementação de medidas legais mais rigorosas no que diz respeito às claques desportivas em Portugal.

Com a alteração legislativa de reforço dos mecanismos de combate à violência no desporto, as claques organizadas, agora designadas oficialmente como Grupos Organizados de Adeptos (GOA), são obrigadas a estar formalmente constituídas como associações e registadas junto da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).

Esta mudança na legislação visa regularizar e controlar as atividades das claques, assegurando que operam dentro dos limites legais e que recebem apoio oficial apenas dos clubes desportivos.

O registo das claques e a celebração de protocolos entre os clubes e as associações de adeptos são agora requisitos essenciais para garantir a transparência e a legalidade das suas atividades.

No entanto, apesar dos esforços para regularizar as claques desportivas, a APCVD revelou, citada pela RTP, que existem algumas irregularidades e suspensões nos registos das claques, levantando preocupações sobre o cumprimento efetivo das novas regras.

A APCVD divulgou ainda que existem atualmente 19 grupos organizados de adeptos (GOA) registados em Portugal, sendo sete de clubes da Primeira Liga.

Os Super Dragões, com 4.000 elementos registados, lideram em número de adeptos entre as claques legalizadas.

No entanto, a suspensão de registos por incumprimento de clubes, como Vitória de Guimarães e Arouca, destaca os desafios enfrentados na implementação efetiva desta regulamentação.

Nacional, Tondela, Marítimo, AVS e Feirense, da II Liga, Sanjoanense, Caldas e Lourosa, da Liga 3, e Vitória de Setúbal, Tirsense e Beira-Mar, do Campeonato de Portugal, são outros clubes com claques legalizadas, de acordo com a APCVD.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?