loading

Liga e os alegados insultos racistas a Chiquinho: "Punição exemplar para o adepto responsável"

A Liga Portuguesa de Futebol reagiu rapidamente ao incidente de racismo que manchou o embate entre o Farense e o Famalicão, ocorrido este sábado, em jogo válido pela 21.ª jornada da Liga.

Liga e os alegados insultos racistas a Chiquinho: "Punição exemplar para o adepto responsável"
famalicao

O jogo terminou empatado 1-1, mas foi interrompido aos 81 minutos devido a insultos racistas dirigidos a Chiquinho, jogador do Famalicão, enquanto este se preparava para marcar um pontapé de canto.

Os acontecimentos que se desenrolaram no Estádio São Luís levaram João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, a criticar duramente a Liga Portuguesa de Futebol durante a entrevista pós-jogo.

Sousa classificou os incidentes como "inacreditáveis" e apontou-os como um reflexo do estado atual do futebol em Portugal, remetendo toda a culpa para os responsáveis da Liga portuguesa.

"Isto é um bocadinho o espelho do nosso futebol. Não admira que a Liga, e com exceção dos grandes, tenha assistências ridículas, porque acontecem coisas destas nos nossos estádios", disse o técnico famalicense após o jogo, revelando também que Chiquinho mostra-se 'visivelmente alterado'.

A Liga, por sua vez, não tardou em emitir uma posição oficial, repudiando veementemente qualquer forma de violência no desporto e apelando a uma punição severa para o responsável pelos insultos racistas.

Em comunicado, o organismo que tutela o futebol nacional, destacou a importância da essência inclusiva e agregadora do futebol e instou as autoridades competentes a agirem de forma exemplar na punição do adepto identificado como autor da conduta imprópria.

"A Liga Portugal condena de forma veemente todo e qualquer tipo de comportamento que coloque em causa a essência inclusiva e agregadora do Futebol", começou por escrever a Liga, antes de pedir uma punição severa e exemplar para o autor dos insultos dirigidos a Chiquinho.

"A Liga Portugal exorta as autoridades competentes a punirem, de forma exemplar, o adepto responsável pela conduta imprópria e prontamente identificado pelas forças de segurança presentes no Estádio São Luís, para que fique claro que no Futebol não há espaço para o racismo!", pode ler-se ainda no comunicado.

Este episódio reacende a discussão sobre o papel das entidades desportivas e das autoridades na luta contra o racismo no desporto, destacando a necessidade de medidas firmes e eficazes para erradicar este tipo de comportamento dos estádios de futebol.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?