loading

Fernando Gomes apela Governo para aplicação da lei da violência no desporto

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Fernando Gomes, apelou hoje ao Governo para que o regime jurídico da violência e outros fenómenos no desporto seja “aplicado de forma efetiva”.

No encerramento do Seminário “Futebol – Um Espetáculo Seguro”, promovido pela LPFP, Fernando Gomes pediu ao Governo, ''através do Instituto do Desporto de Portugal (IDP) e dos secretários de Estado da Juventude e do Desporto e da Administração Interna, que ponham em prática o que a lei já estabelece”.

“É uma boa lei e precisa de ter aplicação de forma efetiva”, disse, salientando que “a distância entre essa lei e a sua aplicação é demasiado grande”.

O presidente da LPFP comentou as declarações no seminário do comissário João Pestana, chefe do núcleo de informações do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, que disse que os adeptos que alegadamente causaram os distúrbios no Sporting-Benfica de segunda-feira estão identificados e que não é da responsabilidade da força de segurança impedir que eles acedam aos espetáculos desportivos.

“Fico pasmado como o próprio Estado não tem mecanismos para banir este conjunto de indivíduos, com este tipo de comportamentos. Estão identificados e não há atuação por parte do Estado”, sublinhou.

Num discurso feito na presença do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Conde Rodrigues, Fernando Gomes afirmou que há “muito a fazer no domínio da prevenção” e disse que “também dirigentes, treinadores e jogadores” podem contribuir para um futebol sem violência.

Fernando Gomes observou também que “a atual lei coloca um conjunto de responsabilidades muito alargadas às costas dos clubes” e notou que a violência no futebol não é um problema do futebol, é um problema de génese da sociedade”.

O dirigente regozijou-se pela realização do seminário internacional e declarou que se fala “de menos” sobre a violência no futebol e ressalvou que o tema “é essencial para o desenvolvimento da modalidade”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?