loading

Bwin Cup: Benfica é o suspeito do costume na quarta final da competição

A Taça da Liga de futebol, a mais recente prova do calendário nacional, tem no sábado a quarta final desde a sua criação, com um suspeito do costume: o Benfica, vencedor das duas últimas finais.

Só o Vitória de Setúbal, vencedores da edição de estreia, evita o pleno dos “encarnados” na competição.

Em 2007/08, numa final entre Sporting e Vitória de Setúbal a festa foi sadina, com a equipa, então treinada por Carlos Carvalhal, a vencer os “leões”, de Paulo Bento, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade (3-2).

O jogo terminou com um nulo no marcador e na decisão nos “11 metros” Polga, Liedson e Izmailov foram incapazes de bater o guarda-redes internacional português Eduardo, uma das figuras da final.

Na edição de estreia, os “candidatos” FC Porto e Benfica foram eliminados cedo. Os “dragões” logo na primeira eliminatória, com o secundário CD Fátima, e as “águias” também em ronda a eliminar, com o Vitória de Setúbal.

No ano seguinte os “leões” voltaram a estar na final e novamente caíram nas grandes penalidades, mas desta feita frente ao “rival” Benfica e num jogo polémico, devido a uma má decisão do árbitro Lucílio Baptista.

O Sporting chegou à vantagem no marcador, com um golo de Bruno Pereirinha, aos 48 minutos, mas uma grande penalidade mal assinalada permitiu ao Benfica empatar, por Reyes, aos 75.

A equipa de arbitragem considerou falta de Pedro Silva por alegada mão na bola, quando o defesa brasileiro tinha tocado com o peito, motivando muitos protestos e a “ira” do jogador, que no final atiraria a medalha de “consolação” para o relvado.

Em 2009/10, antes de se sagrar campeão nacional, o Benfica ganhou o seu segundo troféu na prova, conseguindo um “domínio total” na vitória por 3-0 com o FC Porto, selada com os golos de Ruben Amorim, aos 10 minutos, Carlos Martins, aos 45, e Cardozo, aos 90+2.

A Taça da Liga, que sofreu já várias alterações no seu formato competitivo, vai ser decidida no Estádio Cidade de Coimbra, que substitui o Estádio do Algarve, que assistiu a incidentes antes da última final, entre “dragões” e “águias”.

No jogo de sábado, agendado para as 20:45, o Benfica procura manter o pleno de vitórias nas finais da prova, enquanto o Paços de Ferreira vai tentar pela terceira vez na sua história levantar uma “taça”, depois das derrotas frente ao FC Porto, na final da Taça de Portugal e na Supertaça de 2008/09.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?