loading

Europeu 2012: Cristiano Ronaldo bisa na goleada de Portugal em Chipre

A seleção portuguesa de futebol manteve-se hoje na luta pela qualificação direta para o Euro2012 de futebol, ao golear o Chipre, por 4-0, num jogo que só ficou resolvido nos últimos minutos e em que sofreu sem necessidade.

Europeu 2012: Cristiano Ronaldo bisa na goleada de Portugal em Chipre

Em Nicósia, a equipa lusa jogou cerca de 60 minutos com mais um jogador, graças a uma “prenda” de Dobrasinovic, que foi expulso após uma cometer um grande penalidade, convertida por Cristiano Ronaldo, mas só conseguiu respirar de alívio nos instantes finais.

O avançado do Real Madrid e “capitão” de Portugal acabou por ser a figura da partida, com dois golos (35 e 83 minutos) e uma assistência, enquanto Hugo Almeida (84) e Danny (90+2) assinaram os restantes tentos.

O encontro ficou também marcado pelas estreias de Rui Patrício e Ruben Micael no “onze” de Portugal em jogos oficiais, embora o agora médio do Saragoça tenha feito uma exibição muito apagada, assim como Hélder Postiga, que esteve absolutamente desastrado na frente de ataque.

Este triunfo mantém Portugal na liderança do Grupo H e no bom caminho para alcançar o apuramento direto para o Euro2012 (Polónia e Ucrânia), embora esteja em igualdade pontual (13) com a Noruega, que hoje bateu a Islândia, por 1-0.

Talvez resultado do forte calor que esteve em Nicósia ou mesmo por opção própria, Portugal entrou muito lento em campo, com João Pereira a ser o único que tentava desequilibrar, enquanto os seus companheiros de equipa pouco ou nada se movimentavam na frente.

E foi mesmo o lateral direito a ter a primeira grande oportunidade do jogo, aos 13 minutos, mas isolado frente a Giorgallidis não conseguiu bater o guardião cipriota.

Com os adeptos a gritarem por Messi nas bancadas, Cristiano Ronaldo e Pepe também somaram remates à baliza e tentaram disfarçar aquela que estava a ser uma exibição muito cinzenta da seleção portuguesa, antes do lance que mudou o encontro.

Aos 34 minutos, Dobrasinovic, que já tinha visto um cartão amarelo, “ofereceu” uma grande penalidade a Portugal, ao levar a mão à bola num remate de Moutinho, e foi expulso, num lance que “caiu do céu” para a equipa de Paulo Bento.

Cristiano Ronaldo, que até esse momento estava uma sombra do jogador que marcou um “hat-trick” na última jornada do campeonato espanhol, converteu tranquilamente o castigo máximo.

Mesmo em vantagem no marcador e no número de jogadores, Portugal chegou ao intervalo sem conseguir pegar no encontro, enquanto o Chipre se apresentava muito “vivo”, principalmente nas laterais.

Inexplicavelmente, no regresso dos balneários, a equipa lusa deixou os cipriotas ganharem confiança e, por momentos, veio à memória o 4-4 registado no último jogo em Guimarães, com Portugal a colocar-se a jeito para sofrer o empate.

Os jogadores cipriotas demonstraram uma atitude incrível, mas com o passar do tempo acabaram por não resistir ao cansaço e recuaram muito no terreno. Portugal voltou a tomar conta do jogo, ameaçou por Ronaldo e Coentrão (atirou ao poste), sem sucesso.

Durante alguns minutos, o Chipre ainda renasceu e chegou à área portuguesa, sem perigo, e só aos 83 minutos é que Portugal, finalmente, “matou” o jogo, novamente por Ronaldo, desta vez numa jogada individual, que terminou com a bola nas redes defendidas por Giorgallidis.

O golo fez ruir por completo o espírito lutador do Chipre e os suplentes Hugo Almeida e Danny completaram a goleada, aos 84 e 90+2 minutos, com Cristiano Ronaldo a somar uma assistência no tento do avançado do Besiktas.

Ficha do Jogo:

Jogo disputado no Estádio GSP, em Nicósia (Chipre)

Chipre – Portugal, 0-4

Ao intervalo, 0-1

Marcadores:

0-1, Cristiano Ronaldo, 35 minutos (grande penalidade)

0-2 Cristiano Ronaldo, 83.

0-3, Hugo Almeida, 84

0-4, Danny, 90+2

Equipas:

- Chipre: Giorgallidis, Poursaitidis, Merkis, Christou, Avraam, Dobrasinovic, Makridis (Nicolaou, 37), Charalambides (Alexandrou, 63), Christofi (Efrem, 80), Demetriou e Okkas.

(Suplentes: Kissas, Parpas, Solomou, Constantinou, Nicolaou, Alexandrou e Efrem)

- Portugal: Rui Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão, Raúl Meireles, João Moutinho, Rúben Micael (Miguel Veloso, 63), Nani (Danny, 85), Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Hugo Almeida, 76).

(Suplentes: Eduardo, Rolando, Silvio, Miguel Veloso, Danny, Varela e Hugo Almeida.

Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Dobrasinovic (18 e 34), Makridis (35), Ruben Micael (36). Cartão vermelho por acumulação para Dobrasinovic (34)

Assistência: Cerca de 18.000 espetadores

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?