loading

Barcelona - Real Madrid: confronto de culturas, equipas e treinadores

O El Clássico está aí à porta. Falta pouco mais de uma semana para que Barcelona e Real Madrid se voltem a defrontar para o campeonato. Num confronto que muitos apelidam de ''jogo do título'', falar num evento destes é falar em emoção, espectáculo e... tensão.

Barcelona - Real Madrid: confronto de culturas, equipas e treinadores

É já no próximo sábado, 21 de Abril, pelas 19 horas (hora portuguesa), que Barcelona e Real Madrid se defrontam para a Liga Espanhola. Num jogo muito aguardado, meio mundo deverá parar para ver o desafio entre duas das melhores equipas do planeta. Os encontros entre estas duas formações são sempre jogados no limite, com muita emoção, espectáculo, mas, também, grande rivalidade.

Há muito em jogo numa partida destas. É, antes de mais, um confronto de culturas futebolísticas. De um dos lados, o Barcelona, que assenta num modelo de jogo próprio, o já famoso tiki-taka. Um misto de técnica e de posse de bola. Na outra margem, um Real Madrid que vem alterando os seus padrões. Com Mourinho, este Real já não é o dos galácticos, mas sim uma equipa que assenta num todo. Agora, cada um deve fazer a diferença e lutar pelo mesmo objectivo. Os merengues são extremamente rápidos a sair para o ataque, mas, tantas vezes, frágeis defensivamente (característica pouco comum nas equipas de Mourinho).

Além disso, é impossível fugir às principais figuras do Barcelona e Real Madrid. Xavi, Iniesta, Busquets, Puyol e Daniel Alves do lado dos culés. Benzema, Kaká, Ozil, Pepe, Marcelo e Casillas do lado dos merengues. Todos estes jogadores são, sem dúvida, de topo, mas quem mais brilha é Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Actualmente, existe uma discussão a nível mundial para tentar saber quem é o melhor. Pessoalmente, acho que, mais do que tentar confrontá-los, é preciso saber apreciar estes dois magníficos jogadores. Apesar de diferentes, unem-se na genialidade. Messi, o artista. O jogador que encanta em cada jogada. Ronaldo, o atleta perfeito. Um futebolista completo e que, sem ser ponta-de-lança, é um exímio finalizador. Muito do que Barcelona e Real Madrid possam fazer, dependerá sempre destes dois fenómenos.

Finalmente, os seus treinadores. Independentemente de quem se goste mais, Guardiola e Mourinho são, a par de Alex Ferguson, os melhores treinadores do mundo. Cada um tem o seu estilo, mas a forma como retiram o melhor das suas equipas é a mesma. Dois portentos na vertente comunicacional, seja a nível interno ou a nível externo, que conseguem sempre passar a sua mensagem. Não é por acaso que ganham mais que os outros.

No próximo dia 21 de Abril, muitos de nós estarão à frente do televisor para acompanhar mais um fantástico jogo do futebol. Independentemente de quem se apoie, com estes jogadores e treinadores a modalidade nunca sairá prejudicada.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?