loading

Espanha precisa de concentração para vencer Portugal, Iniesta

O médio espanhol Andrés Iniesta assumiu hoje que a Espanha terá de estar concentrada durante os 90 minutos da meia-final do Euro2012 de futebol se quiser derrotar Portugal, “uma das melhores seleções” do mundo.

“Portugal é uma das melhores seleções. A meia-final vai ser um jogo muito exigente, temos de estar os 90 minutos concentrados para não conceder nenhuma oportunidade à seleção portuguesa”, disse na conferência de imprensa de antevisão das “meias” do Europeu de futebol, realizada na Donbass Arena de Donetsk, na Ucrânia.

Iniesta acredita que “o estilo, a ideia que tem Portugal é a mesma que no Mundial”, quando a seleção espanhola eliminou a equipa das “quinas” nos oitavos de final (1-0).

“Eles vão esperar, vão tentar fechar os espaços interiores, tentar que não tenhamos fluidez. Têm médios muito aguerridos, de grande nível. Se não estivermos bem, Portugal dominará e é o que não queremos”, reconheceu.

O médio do FC Barcelona desvalorizou a derrota dos espanhóis por 4-0 no último confronto entre as duas equipas, em novembro de 2010, relembrando que já foi há algum tempo e que, pelo seu carater particular, foi um jogo diferente do que acontecerá quarta-feira, em Donetsk.

No entanto, Iniesta referiu que da recordação desse encontro ficou “o aviso do que Portugal pode fazer se Espanha não tiver a garra que a carateriza”.

O internacional espanhol mostrou-se tranquilo quanto ao facto de ele e os seus companheiros terem tido menos dois dias de descanso do que os adversários das meias-finais.

“A esta altura o que queremos é jogar, não pensar nesses dois dias de descanso. A competição está montada assim. Noutras ocasiões descansámos nós mais. Temos de concentrar-nos em ser precisos, eficazes e quando acabar a competição logo veremos os níveis de cansaço. Isso é secundário quando se está a tentar conseguir algo único”, explicou.

Para Iniesta, faltam dois jogos, falta “o último esforço” no caminho para a revalidação do título conquistado há quatro anos: “Temos a ilusão, a vontade de estar noutra final. Será complicado, mas temos a vontade necessária para fazer um grande jogo. A equipa esta preparada para tentar dar esse passo”.

Recusando pensar na possibilidade de ser eleito um dos melhores do Euro2012, o médio “culé” garantiu que não tem nenhuma meta pessoal, mas sim um objetivo constante desde o início do torneio, que é ver Espanha levantar o troféu a 01 de julho, em Kiev (Ucrânia).

O espanhol não se escusou a comentar as críticas que têm sido feitas às exibições da sua seleção, considerada aborrecida pela imprensa internacional.

“O futebol é tão bonito por isso, porque nem todos gostam do mesmo. Para nós, a nossa forma de jogar é a nossa forma, não há outra. Foi ela que nos levou ao título. É o estilo que nos deu o êxito e convém não esquecer que foi a maneira de jogar que mudou a história da Espanha para melhor”, concluiu.

O jogo das meias-finais do Europeu entre Portugal e Espanha disputa-se a partir das 21:45 (19:45 em Lisboa) de quarta-feira no Dunbass Arena, em Donetsk, e será dirigido pelo turco Cuneyt Çakir.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?