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Edição especial de selos homenageia seleção de futebol de Cabo Verde

Os Correios de Cabo Verde e a CV Telecom lançaram uma coleção de selos alusiva à campanha da seleção de futebol cabo-verdiana, que conquistou um inédito apuramento para uma Taça Africana das Nações (CAN).

Edição especial de selos homenageia seleção de futebol de Cabo Verde

Cabo Verde, cuja seleção é conhecida por ''Tubarões Azuis'', apurou-se pela primeira vez para a fase final do CAN’13, a disputar em janeiro na África do Sul, após afastar Madagáscar e os Camarões nas eliminatórias, e tem sido alvo de várias manifestações de apoio quer do Governo, quer de empresas, quer ainda da sociedade civil.

Segunda-feira à noite, os Correios e a CV Telecom associaram-se à Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) e lançaram um conjunto de três selos para colecionadores - um de 40 escudos (0,36 euros - correio nacional), 60 escudos (0,54 euros - internacional) e um terceiro, especial, de 100 escudos (0,90 euros), incluído num postal.

A brochura inclui também um resumo do que tem sido a participação de Cabo Verde nas pré-eliminatórias de qualificação para a CAN’13 - vitórias sobre Madagáscar (4-0 em Antananarivo e 3-1 na Cidade da Praia) e sobre os Camarões (2-0 na capital cabo-verdiana e derrota por 1-2 em Yaoundé).

A presidente dos Correios de Cabo Verde, Alita Dias, disse à agência Lusa que foram emitidos 20.000 selos de 40 e 60 escudos e 5.000 de 100 escudos, com a edição filatélica a ser vendida a 500 escudos (4,53 euros), em que 10 por cento da receita seguirá para apoiar a deslocação da seleção à África do Sul.

''O apuramento para a CAN tem sido objeto de várias celebrações da parte da sociedade civil e os Correios não podiam deixar de se associar à FCF e à CV Telecom, patrocinadora oficial da seleção'', explicou.

Por seu lado, também à Lusa, o administrador executivo da CV Telecom, Eduardo Mendes, salientou que a empresa tem sido a patrocinadora oficial dos ''Tubarões Azuis'' e indicou tratar-se de mais uma iniciativa destinada a angariar fundos para a participação da seleção na fase final do CAN, ''que exige valores avultados''.

Segundo Eduardo Mendes, a CV Telecom tem patrocinado anualmente, em média, 1.000 a 1.500 contos (entre 9.000 e 13.600 euros), o que, ao longo dos seis anos de ligação aos ''Tubarões Azuis'', totaliza mais de 10.000 contos (cerca de 90.000 euros).

Na fase final da CAN’13, Cabo Verde está incluído no Grupo A, juntamente com a África do Sul, Angola e Marrocos, iniciando a participação precisamente no jogo de abertura, frente à seleção anfitriã.

O Grupo B é composto pelo Gana, Mali, Níger e RDCongo, o C pelo Burquina Faso, Etiópia, Nigéria e Zâmbia e o D pela Argélia, Costa do Marfim, Togo e Tunísia.

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