loading

Pep Guardiola: Uma mais-valia para o campeonato alemão

Está desfeito o mistério. Pep Guardiola será o treinador do Bayern de Munique, já a partir da próxima época. Uma escolha que pode ser considerada surpreendente. Ainda muito recentemente, Guardiola mostrou-se disponível para trabalhar em Inglaterra, um campeonato que, segundo ele, o apaixona. Então, porque razão terá escolhido a Alemanha para prosseguir a carreira?

Pep Guardiola: Uma mais-valia para o campeonato alemão

Um contrato de três anos e vários milhões de euros é o que espera Pep Guardiola no Bayern de Munique. Poucos percebem a escolha do técnico catalão e alguns colegas de profissão como André Villas-Boas ou Arsène Wenger admitiram mesmo terem ficado surpreendidos com a ida de Guardiola para a Alemanha.

É óbvio que aquilo que passou pela cabeça do treinador espanhol só ele o poderá explicar, mas são algumas as explicações que se podem arranjar para tentar perceber o porquê de ter escolhido o Bayern de Munique. Do ponto de vista desportivo, na Alemanha só o Bayern lhe garante a continuidade do sucesso a que se habituou no Barcelona. Por muito que o Borussia de Dortmund pratique um futebol vistoso, não tem nem a capacidade financeira do Bayern, nem garante a disputa continuada de troféus. O Bayern de Munique é o principal favorito à conquista do título alemão e na Liga dos Campeões é sempre visto como um dos principais candidatos a levantar o troféu das 'orelhas grandes'.

Outro fator decisivo é a equipa. O Bayern é um conjunto com uma enorme margem de progressão. Nos próximos anos, jogadores como Shaqiri, Alaba, Müeller, Kroos, entre outros, podem fazer do Bayern de Munique a principal potência europeia. É sabido que Guardiola gosta de trabalhar com jovens de forma a retirar o máximo. No Bayern de Munique, o técnico espanhol poderá optar por fazer um trabalho parecido com o realizado em Camp Nou. A ver vamos se irá ter sucesso.

Existe também uma ideia que anda a germinar na mente de muitas pessoas. Não terá Guardiola fugido de competir diretamente com Mourinho ao escolher o campeonato no qual o treinador português afirmou não ter competências para treinar porque não conhecia a língua? É uma pergunta que fica no ar. Uma coisa é certa. Para aqueles que pretendiam ver repetidos os confrontos Guardiola-Mourinho na Premier League, terão de esperar, pois ainda não será desta. Somente a Liga dos Campeões poderá proporcionar o duelo ibérico mais aguardado entre treinadores.

Uma nota final. A vinda de Guardiola é benéfica para os alemães. O treinador catalão é capaz de movimentar as atenções mediáticas como poucos (exceto Mourinho) e pode impulsionar o campeonato alemão para outros patamares. A Bundesliga é uma prova em clara ascensão, tem estádios cheios, alguns dos melhores jogadores do Mundo e um futebol atrativo. Faltam-lhe, no entanto, figuras como Guardiola, Mourinho, Messi ou Cristiano Ronaldo. Basta olhar para o exemplo de França e da vinda de Zlatan Ibrahimovic para o Paris Saint-Germain. O campeonato gaulês passou a ser seguido com outra atenção. Nesse particular, a ida de Guardiola para a Alemanha já é uma vitória para o Bayern de Munique. O futebol agradece o regresso de um dos melhores treinadores da atualidade.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?